UAB retoma atividades em Maués e faz vestibular no domingo

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Maués, retoma as suas atividades este mês com a realização do primeiro concurso vestibular em seis anos, no próximo domingo (30). No total, são 502 candidatos disputando 100 vagas nos cursos de Ciências Agrárias e Educação Física, promovidos em parceria da Prefeitura Municipal de Maués, na gestão do prefeito Junior Leite, com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Projeto criado pelo Governo Federal em 2005 para levar cursos de nível superior e pós-graduação gratuita aos municípios de todo o País, por meio da educação à distância, a UAB-Maués é uma das oito instituições do gênero em funcionamento no Estado e também vai realizar a partir deste mês, quatro cursos de formação pedagógica de docentes e cinco cursos de pós-graduação Latu-Sensu, totalizando 200 vagas, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Para reabrir as portas e voltar a receber ofertas das universidades e instituições superiores de todo o País para realização de cursos, foi necessário que a Prefeitura de Maués cumprisse sua contrapartida no projeto, recuperando desde janeiro deste ano, a estrutura física das instalações e fornecendo a estrutura necessária, como acesso à internet, para os alunos que não dispõe de condições de acompanhar as aulas em casa.

“A UAB-Maués dispõe agora de 100 computadores online, além de uma equipe de dez profissionais que diariamente vão acompanhar e orientar os alunos. Nossa meta é recuperar o tempo perdido ao longo dos anos de abandono do projeto e formar quadros especializados para atuar principalmente, no setor primário e administrativo, acabando com a necessidade de contratar profissionais da capital”, explicou o prefeito Junior Leite.

Ambiente virtual

Com outros seis cursos de graduação e pós previstos para os próximos meses, a UAB-Maués está próxima de fechar parcerias com outras instituições de ensino superior de outros estados, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro.

Podem concorrer às vagas ofertadas nos processos seletivos promovidos pela unidade, candidatos portadores de diploma de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, até a data da matrícula. As aulas acontecem em uma plataforma exclusiva desenvolvida para a modalidade de educação à distância, com atividades no ambiente virtual.

Nos cursos de graduação, professores das universidades ministram aulas presenciais na sede da UAB-Maués, ao final de cada disciplina.“Por lei, o ensino superior não é função do município, mas é essencial, principalmente no Amazonas, com as nossas grandes distâncias geográficas e a histórica carência por profissionais qualificados, que as prefeituras invistam neste tipo de projeto”, avaliou Junior Leite.