A Cidade

O município

Maués é um município amazonense que fica distante a 267 km, em linha reta, da capital Manaus e possui cerca de 62 mil habitantes, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua fundação foi no dia 25 de junho de 1833, quando o município ainda se chamava Luséa e foi elevado à categoria de vila. Sua sede está localizada em uma área de terra-firme banhada pelo rio Maués Açu com altitude de 18m acima do nível do mar.

 

Origem do Nome

O nome Maués tem origem na língua Tupí e na tradução significa curioso e inteligente. Maué ou Maue também é o nome usado para designar a nação indígena que habitava a região e que pode significar “Papagaio falante ou inteligente”.

 

História

A história de Maués tem início com os índios Mundurucu e Mawé, que viviam em constante conflito devido as suas diferenças culturais e a disputa da posse de terras da região, conhecida como Mundurucânia, em meados do século XVII. As duas tribos viviam da agricultura, principalmente do guaraná e da mandioca.

 

Economia

Até hoje a economia do município gira, principalmente, em torno da cultura do guaraná. O município exporta cerca de 300 toneladas por ano. O município também produz em pequena escala outras culturas como. Pecuária, avicultura e pescado também têm impacto significativo na economia.

 

Turismo

O turismo é um setor econômico com grandes possibilidades de desenvolvimento no município pela existência privilegiada de inúmeras áreas de belezas naturais, como corredeiras, cachoeiras, grutas, reservas indígenas, reservas de desenvolvimento sustentável, praias etc.

São cerca de 2.400 metros de área de balneabilidade que abrange as duas principais praias: Antártica e Maresia. A Maresia é a mais conhecida, pois todos os anos é lá que acontece a tradicional Festa do Guaraná no fim do mês de novembro, atraindo milhares de turistas para o município.

 

Praias

Ilha de Vera Cruz – Ilha situada em frente de Maués (10 minutos de voadeira). Apresenta extensas praias de areias brancas assim como formações rochosas reveladas na época de vazante. Os moradores dessa área são os maiores produtores de farinha e mandioca do município. Na ilha possui um dos sítio arqueológicos de Maués.

Praia da Ponta da Maresia/ Praia da Antártica – juntas formam uma área de balneabilidade de cerca de 2.400 metros.

 

 

Principais festas

Carnaval – Maués Folia (em fevereiro)

Festa do Divino Espírito Santo (31 de maio a 08 de junho)

Aniversário de Maués (25 de junho)

Festival Folclórico da Ilha de Vera Cruz (agosto)

Festival de Verão (setembro)

Festa do Guaraná (novembro/dezembro)

 

Longevidade

Pesquisas feitas em Maués indicam que o guaraná pode contribuir para a maior longevidade dos idosos. Grande parte da população costuma misturar o pó de guaraná com água e açúcar para ter mais disposição durante o dia. Hábito que vem dos índios da região que há muito tempo fazem a bebida para ter energia para caçar e cuidar dos afazeres diários. O que estes índios descobriram há muito tempo tem sido estudado nos últimos anos. Muitas pesquisas são feitas com guaraná para dar crédito científico ao que a sabedoria popular apregoa. É antioxidante, energético, afrodisíaco, tira a fome e é considerado parte do que garante longevidade aos moradores da região amazônica, principalmente a cidade de Maués.

 

Clima/temperatura

Tropical chuvoso, com temperatura média de 28ºC e variações entre 26º C (mínima) e 32º (máxima).

Como chegar

Você pode vir a Maués de barco, lancha ajato ou avião. A distância para Manaus é de 267 km em linha reta ou equivalente 45 minutos por via aérea, e 356km por via fluvial, cerca de 16 a 18horas de barco-recreio.

Confira a escala de barcos que saem de Manaus rumo a Maués

Segunda: Layde Cristina, às 17h, responsável:  Jackson. Contato 99116-9274

Terça: PP MAUÉS III, às 17h. Contato: 99520-3514

Quarta: PP MAUÉS II, 17h, Contato: 99520-3514

Quinta: PP MAUÉS I, às 17h. Contato: 99520-3514

Sexta: N/M IZABEL, 17h, Contato: 99130-7233

Sábado: Estrela PP, as 12h. Contato: 99520-3514

Domingo: PP Maués I, às 17h. Contato: 99520-3514

 

Ajato Maués

Terça e sexta: Manaus/Itacoatiara/Maués

SAÍDA:6:00h RODOVIÁRIA/MANAUS

CHEGADA: 10:30h (Em Itacoatiara)

SAÍDA DE ITACOATIARA: 11:00h

 

Táxi aéreo

Segunda/quarta/sexta – 14h30

Compras no aeroclube de Manaus

Pular para o conteúdo