SEMSA realiza ação de prevenção e combate à hipertensão

O dia 26 abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em alusão a data, a Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou várias ações de prevenção e combate à essa doença crônica que atinge entre 20 a 30% da população adulta. Nesta quarta-feira, 26, na Praça da Matriz, de 8h até 11h, acadêmicos de enfermagem, odontologia e medicina, que participam do programa Estágio Rural em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tiraram dúvidas da população sobre essa doença que pode desencadear outras complicações como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças cardiovasculares, que são a maior causa de morte no mundo.

O acadêmico de medicina, Enryko Queiroz, disse que muitas pessoas não sabem qual a pressão considerada normal. “Quem tiver parentes próximos com hipertensão arterial, é sempre bom ficar em alerta e medir sempre que possível a pressão. Campanhas como essa que acontecem em todo o país são para fazer um alerta à população e ajudar na prevenção.”, disse.

Na quarta-feira, às 14h, os acadêmicos da UEA prosseguem com as ações de conscientização na UBS ARACY MAFRA que fica na Avenida Dr. Pereira Barreto, ao lado da Escola Santina  Filizola. No local, os estudantes juntamente com os profissionais de saúde estarão orientando sobre a prevenção e o combate à hipertensão, além de aferir a pressão dos pacientes.

Mas você sabe qual é a pressão arterial normal?

Medindo regularmente, lembre-se que o normal é por volta de 12 por 8mmHG.

Por que a pressão fica alta?

Existem diversas causas como: casos de pressão alta na família, comer muito sal na comida, sobrepeso e obesidade, sedentarismo e alcoolismo, cigarro, estresse, colesterol alto e diabetes (açúcar no sangue).

O que sente uma pessoa com pressão alta?

Pode não sentir nada no início, mas muitas vezes, sem tratamento, pode desenvolver doenças como: dor de cabeça, tontura, mal estar e alterações na visão.

Como eu trato e controlo minha hipertensão?

Praticando exercícios físicos e tornando a alimentação mais saudável.