Semana de Conscientização contra AIDS terá exames grátis e palestras educativas

Começa na próxima segunda-feira (19), a Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce do HIV, e a Prefeitura de Maués, em parceria com o Governo do Amazonas, realiza até o próximo dia 26, uma série de atividades e ações para orientar, esclarecer e alertar a população sobre medidas preventivas contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Nos dias 19 e 20 de março, o alvo das ações são os jovens estudantes das escolas Maria das Graças Salum de Almeida, Donga Michilles e São Pedro que participam de palestras educativas sobre o uso de preservativos e testes de HIV.

Na quarta-feira (21), a programação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com a realização de exames rápidos para detecção do vírus.

No dia 22, as palestras acontecem no Centro de Convivência do Idoso e na sexta-feira (23), equipes de profissionais estarão realizando exames e a distribuição de materiais informativos e preservativos no Porto de Maués e também na Praça da Matriz.

Os eventos são abertos à população e durante todo os meses do ano, a Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dispõe em suas unidades de atendimento e no hospital Raimunda Francisca Dinelli, de profissionais habilitados para prestar esclarecimentos e orientações sobre prevenção e tratamento.

Estatísticas

De acordo com o coordenador do programa IST/AIDS, da Secretaria Estadual de Saúde, Paulo Costa. Entre os anos de 2001 a 2017 foram registrados oficialmente, em prontuários, 87 casos de áudio em Maués.

Ainda segundo dados estatísticos do órgão, a maior incidência de casos no município está entre jovens na faixa etária de 18 a 25 anos de idade e o bairro com maior registro de ocorrências é o Santa Luzia.

TEXTO: Marcelo Rocha