SATERÉ MAWÉ: Novas escolas indígenas serão inauguradas em fevereiro

Sete novas escolas indígenas serão entregues, a partir de fevereiro, em comunidades Sateré Mawé da região do Rio Marau, em Maués (a 253 quilômetros de Manaus). As unidades fazem parte do projeto da prefeitura da Terra do Guaraná, de recuperação do sistema educacional na zona rural do município e irão beneficiar 594 índios com aulas diárias e bilíngues no idioma materno e em português.

Dentre as unidades, quatro estão recebendo obras de ampliação, com a construção de novas salas, banheiros e instalações elétricas e hidrossanitárias. As demais foram totalmente reconstruídas.

“A educação indígena foi esquecida por mais de 15 anos. Nesse período, as escolas não receberam sequer uma pintura ou lâmpada nova. Essa é uma antiga reivindicação que saiu do papel e que marca uma nova fase na convivência entre os Sateré e o governo municipal”, avaliou o tuxaua de Maués e presidente do Conselho Geral Sateré, Antônio Tibúrcio Neto.

Para o estudante Daniel Oliveira, de 13 anos, a reforma da escola Nty Eruthat (“Luz do Conhecimento”, em sateré), na comunidade Nossa Senhora de Nazaré onde mora, vai possibilitar que ele volte a frequentar as aulas do 5º ano do Ensino Fundamental. “Como a escola estava fechada, eu tinha que ir até a aldeia mais próxima, que fica a duas horas da minha casa”, lembrou.

De acordo com o prefeito de Maués, Junior Leite, com as novas escolas e salas de aula, a previsão é que, para 2018, o número de vagas ofertadas nas cinco unidades indígenas localizadas na região do Marau, seja dobrado no próximo ano letivo.

Leite também destacou o apoio dos Saterés e o desafio logístico das obras por conta do período de seca dos rios e igarapés da região. “A participação dos indígenas foi fundamental para conclusão. Eles auxiliaram como podiam, principalmente no transporte dos materiais de construção, como tijolos, telhas e cimento, primeiro em canoas pelos igarapés quase secos e também pela selva até os canteiros”.

Investimentos

Além das sete escolas na área dos Saterés, outras 39 unidades localizadas na zona rural da Terra do Guaraná estão em andamento e devem ser entregues até final de março.

No total, são 129 salas de aula, totalizando R$ 4,5 milhões em investimentos de recursos do próprio município e que vão beneficiar 3,5 mil alunos atualmente matriculados.

Além das obras, o projeto também prevê a entrega de novo mobiliário (carteiras, mesas e armários) e instalação de novos equipamentos nos banheiros escolares.

Ainda segundo o prefeito Junior Leite, desde janeiro a prefeitura já aplicou R$ 20 milhões apenas na recuperação da infraestrutura, transporte e aquisição de equipamentos e uniformes para a rede municipal de educação e a meta até 2020 é recuperar 100% das escolas em funcionamento em todas as 174 comunidades rurais do município, onde residem quase metade dos 62 mil habitantes.