Saae Maués recebe visita de técnicos da Caesb

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Maués (Saae Maués) recebe nesta terça-feira (12) a visita de técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que prestará consultoria à Prefeitura de Maués sobre a reestruturação do órgão municipal.

“A visita da Caesb faz parte de uma série de medidas de modernização do serviço e está prevista no cronograma do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), realizado por meio do Governo do Amazonas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria da Prefeitura de Maués. Os técnicos vão nos auxiliar na reestruturação do serviço com a capacitação de servidores entre outras coisas, que vão fortalecer o Saae Maués”, explica o gestor do Saae Maués, Luiz Carlos Dinelli.

Na mesma data, será encaminhado à Câmara Municipal um projeto de lei para a revisão salarial dos servidores do Saae. “O prefeito está realizando investimento em obras que vão mudar a cara da cidade e também nos servidores, que fazem o serviço funcionar. Além disso, recentemente, o Saae passou a dispor de um carro Pick-up, um triciclo e uma lancha rápida para atender a população da Zona Rural”, diz o gestor.

O saneamento básico é uma das prioridades da administração do prefeito Júnior Leite e está diretamente vinculado à saúde da população. “É extremamente importe investir em saneamento básico e no sistema de abastecimento de água para garantirmos a saúde da população. Assim, evitamos doenças de veiculação hídrica e evitamos gastos na saúde”, diz o prefeito de Maués Júnior Leite.

Em breve, a cidade terá a construção de um novo sistema de captação de água que substituirá o atual, constituído por poços rasos. O novo terá oito poços profundos, que fornecerão água de qualidade aos moradores. Além disso, o sistema de abastecimento de água será expandido em mais cinco quilômetros e a rede de esgoto, em mais 15, com o ganho de mais três estações elevatórias.