“Prosai vai melhorar a vida da população de Maués” afirma engenheira ambiental

A engenheira ambiental, Liege DeOlindo, faz parte da equipe de profissionais que está coordenando as obras do Programa de Saneamento Integral (Prosai) em Maués. Uma de suas principais responsabilidades é garantir que o projeto seja ambientalmente correto e seguro para toda a população.

“Nós temos um programa de gestão ambiental que nos norteia em relação a todas as ações, como, por exemplo, destinar os resíduos apenas para locais licenciados, que não provoque danos para o meio ambiente. Temos a consciência de que tudo precisa ser feito com muito bom senso, principalmente, por se tratar de uma grande obra.”, explicou.

O principal objetivo do Prosai-Maués é melhorar as condições urbanísticas, ambientais e de saneamento básico do município, recuperando as Lagoas do Donga Michilles, Prata e Maresia, que sofrem com a poluição há anos. O projeto vai aumentar a rede de esgoto e melhorar a questão sanitária. “Quando as obras forem concluídas, será possível fazer passeio nessas lagoas, pois não haverá mais poluição. O projeto só vai favorecer o ambiente, o sócio ambiental.”, disse a engenheira.

O lançamento oficial das obras do Prosai aconteceu no último sábado, em Maués, mas os trabalhos no canteiro de obras começaram no dia 15 de março, com a colocação dos tapumes para o isolamento da primeira frente da Lagoa da Maresia. Para o prefeito Junior Leite, é um grande momento colocar em prática um projeto que estava abandonado desde 2012 no município.

“É um momento muito especial para mim e para toda a população, pois o Prosai vai mudar a cara de Maués e a expectativa que as pessoas de fora têm em relação ao município, aumentando assim as possibilidades de negócio. O Prosai já está acontecendo e a obra já está sendo erguida.”, disse o prefeito.

A obra será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo US$ 10,5 milhões de contrapartida do Governo do Amazonas. No projeto estão previstas ações de requalificação urbanística, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanização, além de construções de praças, estrutura para feiras, exposições e construção de ciclovias. É um projeto que tem cunho ambiental, social e turístico.