Prosai: Iniciam as atividades no canteiro de obras da Lagoa da Maresia

Começaram nesta quarta-feira (15), as atividades no canteiro de obras da empresa contratada para executar o cronograma de atividades do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai). As equipes de engenharia começaram a colocar os tapumes para o isolamento da primeira frente de obra na Lagoa da Maresia, que tem uma área de aproximadamente 22 mil m².

A Lagoa da Maresia é a primeira das três lagoas do município a receber as ações desse grande projeto que tem cunho social, ambiental e turístico. “No nosso governo, vamos garantir que essa obra, que há tanto tempo se falava, mas era muito abstrata, se torne finalmente realidade. O Prosai hoje já é algo concreto!”, afirmou o prefeito Junior Leite.

Foto: Reinaldo Santos

O Programa de Saneamento Integrado de Maués vai trabalhar em três lagoas da sede do município, que enfrentam graves problemas de poluição ambiental. O projeto deve beneficiar diretamente mais de 30 mil habitantes na zona Urbana, além de gerar mais emprego e renda para a população mauesense. “É uma obra que vai mudar a cara de Maués e vai garantir que a nossa cidade tenha um forte atrativo turístico. Além disso, também terá um impacto significativo na parte ambiental e em diversas áreas do município.”, ressaltou o prefeito.

O investimento de 35 milhões de dólares vem da parceria entre o Governo do Estado do Amazonas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura Municipal de Maués. Além da revitalização das lagoas, haverá a construção da rede de coleta e tratamento de esgoto, o reassentamento das famílias que serão removidas pelas áreas de intervenção, entre ações que estão previstas no planejamento. O Prosai Maués também estará presente na área indígena do Marau, onde estão sendo construídos 13 poços artesianos.