Projeto Muqueu realiza 14ª Soltura de Quelônios no Rio Urupadi, em Maués

O Projeto Muqueu (Multiplicação dos Quelônios do Urupadi) realizou, neste fim de semana, a 14ª soltura de filhotes de quelônios no Rio Urupadi, zona rural de Maués. Ao todo, 1.265 filhotes foram devolvidos à natureza em uma ação que envolveu moradores das comunidades locais e contou com apoio da Prefeitura de Maués.
A atividade reforça o compromisso com a educação ambiental, a valorização dos recursos naturais e o incentivo ao turismo sustentável na região. Desde sua criação, o projeto já devolveu mais de seis mil quelônios à natureza, beneficiando diretamente áreas indígenas como Marau e Urupadi.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Ocilene Medeiros, o trabalho dos comunitários vai além da preservação ambiental. “Eles manifestaram o desejo de transformar o projeto em um produto turístico. Como resposta, ajudamos na logística para realizar a primeira feira de negócios envolvendo as comunidades Brasileia, São Domingos, Santa Clara e adjacentes”, afirmou.
A iniciativa contou com o apoio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Sectur), Meio Ambiente (Sedema) e Educação (Semed), consolidando uma ação integrada em prol do desenvolvimento sustentável.
O fundador do Projeto Muqueu, Pedrinho Alves, agradeceu a participação da população em mais uma edição do projeto realizado na comunidade Brasileia. Para a moradora Amélia Gomes, foi motivo de muita alegria ter o apoio da gestão municipal nesse evento de grande importância para os comunitários.
O Projeto Muqueu, que já é referência em ações ambientais na região, fortalece não apenas a biodiversidade local, mas também o empreendedorismo comunitário e o turismo de base sustentável.
Texto: Helen Naize/ASCOM