Prefeitura lança programa Maués Luz no bairro Santa Luzia

A Prefeitura de Maués já iniciou a implantação do maior programa de iluminação pública da história do município: o Maués Luz, que até agosto de 2019, vai substituir e instalar um novo sistema de lâmpadas de vapor metálico em todas as ruas e avenidas de todos os bairros da sede.

Além de durabilidade ampliada e ser mais econômica em comparação ao modelo atualmente utilizado, as novas lâmpadas oferecem maior fluxo luminoso, possibilitando melhor visibilidade para os condutores de veículos e também mais segurança para os moradores e comerciantes. A meta da prefeitura é iluminar toda a cidade a um custo menor.

As ações começaram na noite da última segunda-feira (19), no bairro Santa Luzia, o mais populoso de Maués e a partir da próxima semana, equipes estarão atuando simultaneamente em outras regiões no atendimento emergencial às demandas apresentadas pela população.

O prefeito Junior Leite explica que os recursos para realização do Maués Luz são municipais e provenientes da taxa de iluminação pública cobrada mensalmente na tarifa de energia dos consumidores e na qual o município tem direito, por lei, a uma parcela.

“Este projeto é fruto de muito planejamento e foi desenvolvido para atender diretamente esta demanda da população, que por muitos anos teve que conviver com ruas mal iluminadas. Vamos iluminar toda Maués”, acrescentou Junior Leite, ao solicitar a colaboração de todos os moradores para a manutenção das novas lâmpadas.

De acordo com o cronograma de atividades do Maués Luz, sob coordenação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, após o Santa Luzia, as equipes irão atuar no Ramalho Júnior, Centro, Maresia, Donga Michiles, Mário Fonseca, Santa Tereza, São Domingos e Senador José Esteves.

Atendimento

Todos os moradores de Maués que desejam solicitar a troca ou reparos no sistema de iluminação de suas ruas antes que o programa Maués Luz chega ao bairro, devem procurar a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (localizada na Estrada dos Moraes) com os dados pessoais e a conta de energia elétrica em mãos, de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h à 12h e solicitar a Ordem de Serviço.

Balanço

Desde janeiro de 2017, quando o prefeito Junior Leite assumiu a administração da Terra do Guaraná, a recuperação do sistema de iluminação nas ruas e avenidas é uma das prioridades de sua gestão.

Além das ações e estudos técnicos para avaliar e diagnosticar a situação de toda a rede de distribuição, a Prefeitura de Maués realizou no ano passado a recuperação do sistema de iluminação na avenida Pereira Barreto, na Praia da Maresia, nas estradas do Aeroporto e do Moraes, no bairro do Éden e também na Praça de Alimentação e no Largo Marechal Deodoro, onde foram instaladas lâmpadas de LED.

“Por muitos anos a iluminação pública foi esquecida e deixada em segundo plano, mas com o Maués Luz estamos devolvendo as ruas da cidade para seus verdadeiros donos, o povo, que poderá usufruir deste espaço público, inclusive durante a noite”, afirmou o prefeito Junior Leite.

TEXTO: Marcelo Rocha