Prefeitura lança campanha de alerta para a saúde dos homens

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Quando comparado a mulheres, o tempo de vida deles é entre seis e sete anos menor. Desta forma, a Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), lança um alerta para que os homens cuidem mais de sua saúde.

Em Maués, a SEMSA avança na gestão e coordenação do cuidado do homem, realizando importantes iniciativas como a ampliação das ações intersetoriais, de promoção, proteção e manutenção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde podem ser solicitados exames como ultrassonografia de próstata, que detecta o câncer de forma precoce. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata está entre as causas mais frequentes de mortes. Estudos comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, especialmente as enfermidades graves e crônicas. Essa ocorrência está ligada ao fato de que eles recorrem menos frequentemente do que as mulheres aos serviços de atenção primária e procuram o sistema de saúde quando as doenças já se agravaram.

Para não ter dúvidas, saiba quais os serviços oferecidos pela Atenção Básica em Maués:

• Consultas Médicas
  • Consultas de Enfermagem
  • Consultas Odontológicas
  • Vacinação
  • Planejamento Familiar (distribuição de preservativo)
  • Testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C)
  • Diagnóstico, tratamento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos
  • Diagnóstico, tratamento e acompanhamento para tuberculose e hanseníase
  • Exames de rotina (PSA, entre outros) e complementares (ultrassonografia de próstata, entre outros)
  • Atendimento: nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, ass. social
  • Referência à outro ponto de Atenção: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial, CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Academia da Saúde, e para demais especialidades médicas, agendamento através do Sistema de Regulação.

Na Média Complexidade para Saúde do Homem, o município conta a nível hospitalar, com a realização de cirurgias eletivas de vasectomia, hidrocele, hérnia, entre outros. No Hospital Raimunda Francisca Dinelli, no bairro Santa Luzia, também são realizados exames de eletrocardiograma.