Prefeitura de Maués investe no setor primário e impulsiona produção de guaraná

Euclides Manoel Paes é um dos produtores rurais da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no rio Curuçá, que foram beneficiados com a distribuição de 11.600 mudas de guaraná. Um grande investimento feito com recursos próprios da nova Prefeitura de Maués para fomentar o setor primário no município e melhorar a vida do homem do campo.

“Antes eu tinha apenas um guaranazal, mas agora, com este investimento da Prefeitura, consegui ampliar minha produção para mais de dois hectares. Estou muito feliz e tenho certeza que nossa vida vai mudar daqui para frente”, disse Euclides.

Produtor rural Euclides Manoel Paes. Foto: Reinaldo Santos

A nova safra de guaraná deve produzir mais de 17 toneladas de frutos e gerar uma renda familiar de mais de 300 mil reais por ano. Segundo o prefeito do município, a comunidade Nossa Senhora de Lourdes, que fica a 45 km de Maués, tem um grande potencial para se tornar um polo de referência em questão de produção rural.

“A comunidade tem uma grande área de produção. São aproximadamente 76 hectares. Quero trabalhar em parceria com o poder legislativo, órgãos com conhecimentos técnicos como EMBRAPA E IDAM, para que possamos tornar este sonho em realidade. A ideia é fazer com que a Nossa Senhora de Lourdes seja um modelo em questão de produção rural no baixo Amazonas. Já estamos caminhando para isso”, afirmou.

Foto: Reinaldo Santos

A nova Prefeitura de Maués também está articulando, com o Banco da Amazônia, novas oportunidades de créditos bancários para os produtores rurais, com o intuito de adquirir equipamentos e máquinas que tornem as produções mais eficazes. “Aos poucos, estamos começando a colocar tudo nos trilhos. Queremos organizar cooperativas e associações para buscar créditos para esses produtores, fazendo com que eles continuem investindo em suas produções, produzam mais e possam ter excedentes para exportar ou até mesmo colocar na merenda escolar”, disse o prefeito.

As 11.600 mudas de guaraná são clones desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e pela AMBEV, que vão possibilitar mais produtividade aos produtores e começarão a dar frutos daqui a três anos. O plantio teve acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).