Prefeitura de Maués apoia projeto de estágio da UEA

Seis alunos de enfermagem, odontologia e medicina estão no município por meio do programa Estágio Rural em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que tem apoio da Prefeitura Municipal de Maués. O objetivo é dar oportunidade aos acadêmicos, que estão no último período desses cursos, de vivenciar novas experiências e ter participação em tomadas de decisão e em ações de saúde coletiva em municípios do interior do Amazonas.

Três desses estudantes nasceram em Maués e contam como é a experiência de retornar ao município contribuindo com a saúde da população. “Pra mim isso é muito gratificante. Vim do interior, da Comunidade Bom Jesus, e poder retornar trazendo o conhecimento que aprendi na faculdade é muito importante. Serei o primeiro enfermeiro da minha família!”, conta o estudante de enfermagem, Josiel Souza.

A estudante de odontologia, Moni Martins, também está orgulhosa de retornar ao município e agradece a oportunidade dada pelo projeto. “É uma grande oportunidade para a gente que está no último período da faculdade. Através da parceria entre a UEA e a prefeitura dos municípios, vários estudantes estão podendo colocar em prática o que aprenderam na faculdade.”, explica a acadêmica.

O coordenador do projeto em Maués é o odontólogo Willame Vasconcelos, que trabalha na UBS Dorita Nogueira. Ele explica como funciona o projeto na prática. “Os acadêmicos fazem visitas domiciliares, atendimentos supervisionados, palestras em escolas, unidades básicas de saúde, entre outros. Fui escolhido pela Universidade do Estado do Amazonas para supervisionar esse projeto, que voltou graças ao prefeito Junior Leite.”, disse.

Os estudantes da UEA ao lado do secretário municipal de saúde Ildnav Trajano

Os acadêmicos vão ficar até o fim de março em Maués e poderão fazer futuramente viagens para a zona Rural do município. Na última sexta-feira, eles fizeram uma palestra sobre prevenção ao mosquito da dengue na Escola Estadual Professora Maria da Graça. “Está sendo uma experiência muito boa, pois ainda não havíamos tido contato com a atenção básica de saúde. Estamos encarando a realidade de perto e nos aperfeiçoando para prestar um bom atendimento à população.”, complementou o estudante do último período de medicina, Abner Assis, natural de Tabatinga.