Prefeitura de Maués apoia presença sateré-mawé na COP30
Secretaria criada pela atual gestão reúne lideranças do território Andirá-Marau para articulação rumo ao maior evento climático do mundo

A Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas (Semai), criada na atual gestão, realizou nesta terça-feira (5/8), uma reunião com lideranças e ativistas indígenas do território Andirá-Marau, com foco na participação do povo sateré-mawé na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).
O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Assuntos Indígenas, Eleomar Santos, que coordenou os preparativos para a participação de todas as lideranças do território na Pré-COP, evento que acontecerá em Manaus, entre os dias 23 e 25 de agosto. Após a programação, a Semai irá definir a liderança indígena que representará o território Andirá-Marau na COP30.

A reunião contou com a presença do tuxaua-geral Ideir Batista, de lideranças comunitárias e de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema), fortalecendo a articulação entre os saberes tradicionais e as políticas públicas ambientais.

A COP30 reunirá representantes de quase 200 países para debater soluções diante da crise climática global. Com essa mobilização, a gestão Macelly Veras demonstra compromisso com o protagonismo dos povos originários nas decisões que impactam o futuro do planeta.
Texto: Nendra Sued