Prefeito Junior Leite vai inaugurar mais duas creches este ano

As obras de mais duas creches municipais estão em ritmo acelerado nos bairros Senador José Esteves e Donga Michiles, em Maués, com previsão de entrega para os meses de fevereiro e maio, respectivamente, deste ano. Com esses novos espaços educacionais, a Terra do Guaraná terá um total de 03 creches, a primeira foi inaugurada pelo prefeito Junior Leite, em 2019, no bairro Santa Luzia, atendendo atualmente mais de 300 crianças nos turnos matutino e vespertino.

Com a inauguração dessas duas novas creches, mais de 850 crianças de até 05 anos serão beneficiadas. Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras (Semosp), a creche do Senador José Esteves tem previsão de ser inaugurada no fim de fevereiro, com 06 salas de aula, sala de reunião para os professores, setor administrativo, dispensa para alimentos, cantina, entre outros. A expectativa é que a do Donga Michiles, com 11 salas de aula, seja entregue em maio deste ano.

“Estamos ampliando as nossas estruturas de ensino. Construindo prédios próprios, diminuindo gastos altos em aluguel, gerando mais economia para os cofres públicos. Pela primeira vez, Maués recebe investimentos também na Educação Infantil, com espaços seguros e adequados para o desenvolvimento das nossas crianças.”, disse o prefeito Junior Leite.

Em 2017 e 2018, a Prefeitura de Maués entregou 40 escolas construídas, revitalizadas e ampliadas em comunidades da Zona Rural. Em 2019, foi inaugurada a primeira creche do município no bairro Santa Luzia, com 12 salas de aula e que atende mais de 300 crianças nos turnos matutino e vespertino.

Em 2020, mais 10 novas escolas já estão prontas para serem entregues em comunidades no Rio Urupadi. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), além das novas estruturas, a Prefeitura garantirá ainda mobiliários novos, fardamento e material escolar para as crianças indígenas e não-indígenas, antes do início das aulas em março.
Além das escolas na Zona Rural, a Prefeitura está construindo também uma nova escola padrão FNDE com 12 salas de aulas e ginásio coberto, no bairro Santa Luzia.

Os recursos para construção das creches e a escola de 12 salas (no Santa Luzia) são oriundos de recursos próprios do município, Fundeb e Fnde.