Prefeito Junior Leite anuncia novas metas e ações para 2018

Saúde, educação, Prosai, obras, finanças, ações sociais e novos projetos e investimentos voltados à melhoria dos serviços prestados e da qualidade de vida da população da Terra do Guaraná.

Estes foram alguns dos temas abordados pelo prefeito de Maués, Junior Leite, na leitura de sua mensagem anual realizada na manhã desta terça-feira (20), na abertura do ano Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores.

Em seu pronunciamento, o prefeito lembrou aos parlamentares e à população presente, a situação em que estava a Prefeitura de Maués em janeiro de 2017 quando assumiu o cargo.

“A dívida apenas de energia elétrica era de R$ 5 milhões. A Previdência Municipal tinha um rombo de R$ 40 milhões e não havia médicos e remédios nos postos de saúde. Maués é o sétimo maior município do Amazonas em população, mas deixaram se transformar na 23ª economia do Estado”, destacou o prefeito.

Em um breve balanço dos primeiros 12 meses de sua gestão, Junior Leite apresentou o grande trabalho realizado em todos os setores da administração municipal com destaque para a educação, com 172 escolas em funcionamento, distribuição de kits escolares aos alunos, reestruturação de toda a rede de transporte urbano e fluvial e ainda a capacitação e valorização dos professores.

Na área da saúde, o prefeito expôs que uma de suas prioridades foi assegurar que todas as farmácias das UBS do município estivessem abastecidas de medicamentos para a população. Junior também falou dos investimentos no setor realizados em 2017 que resultaram na reforma e aquisição de novos equipamentos para três unidades e a reabertura do Centro de Atendimento Odontológico.

O Leve Leite, maior programa social do interior do Amazonas na atualidade, também mereceu menção especial na mensagem. “O que antes era um depósito de entulhos foi reformado, equipado e hoje produz o leite de soja que está combatendo a desnutrição infantil em Maués”.

Produção e Finanças

O prefeito Junior Leite também ressaltou as diversas ações para resgatar o setor primário do município.

“Distribuímos 1,5 mil implementos agrícolas, e milhares de mudas para os produtores rurais. Já está pronto o novo viveiro municipal com capacidade para 300 mil mudas e já determinei a construção de outra unidade, com a mesma capacidade, para transformar Maués e gerar emprego e renda para milhares de trabalhadores”.

“Mesmo com as dificuldades enfrentadas em âmbito municipal, estadual e federal, os salários dos servidores estão em dia, assim como as aposentadorias e também o 13º salário foi pago antecipadamente”, ressaltou.

Prosai

Em sua mensagem ao Legislativo, o prefeito Junior Leite também afirmou que o Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai) já estava esquecido e quase abandonado quando assumiu o governo municipal.

“Do limão fizemos uma limonada. Na época apenas 3% das licitações foram realizadas. Hoje este índice supera os 80%”, lembrou ao relatar o empenho e as diversas reuniões realizadas com a direção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o comprometimento do governador Amazonino Mendes com o projeto.

“Vamos à Brasília novamente para realinhar as metas do Prosai. Com apoio e determinação do governador, será realizada uma nova licitação, com a contratação de uma nova empresa, e as obras irão acontecer nas três lagoas simultaneamente”, revelou.

Parcerias para 2018

As parcerias com o Governo do Estado e o apoio de outros setores políticos do Amazonas também foram destaque no pronunciamento de Junior Leite.

O prefeito anunciou que já estão acordados investimentos para recuperação das ruas e do asfaltamento de Maués (R$ 14,9 milhões), fortalecimento do setor primário (R$ 10 milhões), além de verbas federais para conclusão das creches municipais nos bairros Donga Michiles e Senador José Esteves.

“Nas próximas semanas as obras do porto também serão retomadas e estamos tentando recursos para recuperar a estrutura da avenida Antártica em articulações feitas com apoio dos deputados Alfredo Nascimento e Pauderney Avelino, respectivamente”, acrescentou.

Mais projetos

Entre os projetos e ações também confirmadas pelo prefeito para este ano estão a aquisição três lanchas, duas ambulanchas e duas caminhonetes para o setor de saúde e também a reforma completa do hospital municipal Raimunda Francisca Dineli.

“Com apoio dos vereadores, da população, humildade e transparência, tenho certeza que teremos um ano de 2018 com muitas conquistas e avanços em diversos setores para nossa população”, concluiu o prefeito Junior Leite.

TEXTO: Marcelo Rocha