Pirayawara: Indígenas Saterê Mawé participam de curso para formação de professores

As atividades do Programa de Formação de Professores Indígenas, o Pirayawara, foram retomadas nesta segunda-feira, 15, no município de Maués. Mais de 70 indígenas Saterê Mawé participam da nova etapa do curso de formação inicial de magistério ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Prefeitura de Maués.

A última turma foi concluída em 2010 e desde então Maués nunca mais foi contemplada pelo projeto. O prefeito do município, Junior Leite, explica que faltou interesse de gestões passadas para que o projeto tivesse continuidade. “Temos a consciência de que a educação indígena precisa de uma atenção diferenciada. Uma pena que projetos tão importantes como o Pirayawara tenham sido subestimados, mas estamos conseguindo correr contra o tempo perdido e avançar com melhorias.”, disse.

A Prefeitura de Maués está contribuindo com toda a estrutura, com combustível para fornecimento de energia e parceria na alimentação dos cursistas.

Serão nove etapas no total. E após o fim do curso, todos os professores estarão aptos a lecionar para estudantes do 1° ao 5° ano, ofertando uma educação diferenciada, específica e intercultural, fortalecendo a identidade étnica de seus membros.