Ocorrências por agressões e armas caem 33% de janeiro a março no hospital

Segundo dados oficiais divulgados na manhã desta terça-feira (27), pela direção do Hospital Municipal Raimunda Francisca Dinelli, o número de pessoas feridas por armas brancas nos dois primeiros meses de 2018 em Maués, caiu de 44 ocorrências (em janeiro e fevereiro) para três neste mês de março.

Outro indicador importante que as ações públicas municipais e estaduais para combater a criminalidade em Maués já estão surtindo efeito são as reduções na quantidade de vítimas de agressões físicas, de nove (em janeiro e fevereiro) para quatro em março, e a redução de pessoas feridas por armas de fogo – que caíram de seis para quatro durante o mesmo período.

Também chama a atenção a grande redução do número de vítimas de acidentes de trânsito, que caiu de alarmantes 90 casos nos dois primeiros meses deste ano, para 37 este mês.

As melhorias nos indicadores da violência e criminalidade em Maués acontecem exatamente 20 dias após a aprovação da Lei Municipal que regulamentou o funcionamento dos bares, proposta pela Prefeitura de Maués, e aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal no dia 6 de março.

Os resultados positivos também coincidem com o início das operações policiais conjuntas realizadas semanalmente em todos os bairros da cidade, pelo Governo Estadual/Secretaria Estadual de Segurança (por meio das polícias Militar e Civil), juntamente com a Prefeitura de Maués (com as secretarias de Meio Ambiente, Finanças, Departamento de Trânsito e Conselho Tutelar entre outros).

“Este é um importante avanço, mas ainda temos muito a fazer para garantir que todas as famílias de Maués possam ter tranquilidade em seu cotidiano. Da nossa parte, estamos implantando um grande programa de iluminação pública que vai chegar em todas as ruas, de todos os bairros, além de prosseguir com ações sociais, educativas e fiscalizadoras”, afirmou o prefeito.

Junior Leite também destacou que o Executivo Municipal continua acompanhando e requerendo, junto ao Governo do Estado, a ampliação da estrutura e do efetivo policial em Maués.

“Na manhã de hoje (27), recebemos um reforço de mais dez policiais militares como resultado da reunião, no final de fevereiro, com o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Bosco Saraiva. Obtivemos este compromisso que já está sendo concretizado e que temos certeza será ampliado nos próximos meses”, avaliou.

TEXTO: Marcelo Rocha