Obras de asfaltamento e recuperação da malha viária iniciam em Maués

Entrou em ação nesta quinta-feira (14) a força-tarefa para o asfaltamento das ruas do município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus). Os trabalhos começaram pela Avenida Antártica, um dos principais cartões postais mauesenses que fica de frente para a orla do Rio Maués-Açu. As obras receberam um aporte de cerca de R$ 14 milhões do Governo do Amazonas.

“A PR Construtora, empresa contratada para o serviço, já tem canteiro de obras na cidade, os equipamentos para montagem da usina já estão a caminho de Maués, junto com os insumos asfálticos, e devem chegar sexta-feira”, revelou o prefeito de Maués, Júnior Leite, em entrevista a rádio FM O Dia.

Neste primeiro momento, será feita a terraplanagem, com a remoção mecanizada de pavimento, para em seguida, o local receber o asfalto. Por essa razão, o cotidiano da população que frequenta a Avenida Antártica será alterado. “Precisaremos fazer a interdição da via e ter o entendimento de que a medida é necessária para que a obra seja feita com qualidade”, explicou o prefeito. O trânsito será alterado temporariamente no local.

A obra está dividida em etapas que correspondem aos bairros de Maués e, ao todo, 132 ruas receberão intervenções. A Avenida Antártica abrange dois bairros e começará a ser asfaltada pela parte do bairro Santa Teresa e terminará no Maresia.

De acordo com a engenheira responsável pela obra Daniela Araújo, os equipamentos que estão a caminho de Maués são para uma usina do tipo Ticell, com capacidade para produção de 80 mil toneladas de material asfáltico, o que corresponde a uma média de 2,5 a 3 km de asfalto por dia. Sessenta pessoas estão envolvidas diretamente nas obras.

Sobre a execução do serviço, ela diz estar otimista de que tudo será feito da melhor maneira possível. “Todo serviço tem um pouco de dificuldade, mas estamos empenhados em sanar qualquer problema que apareça. Estamos aqui para atender a comunidade e fazer o melhor trabalho possível”, diz.

Há quase 15 anos, a “Terra do Guaraná” não recebia obras no sistema viário. “Estamos muito felizes com trabalho que faremos neste verão. As obras vão solucionar o nosso maior empecilho do momento, que é a herança de ruas esburacadas, castigadas por anos de descaso”, comemora o prefeito de Maués, Júnior Leite.

Texto: Izabel Santos