No Dia da Saúde, gestão Macelly Veras apresenta avanços concretos na saúde pública de Maués
Em 7 meses, a gestão da prefeita Macelly Veras entregou a primeira UTI Móvel da cidade, retomou exames paralisados e promoveu inclusão indígena no sistema municipal de saúde.
No Dia Nacional da Saúde, 5/8, Maués celebra avanços estruturantes, inovadores e humanizados que beneficiam a população da zona urbana e das comunidades ribeirinhas.

Logo no início do mandato, a gestão criou a Secretaria Municipal de Governo em Manaus (Segom), responsável pelo acompanhamento direto dos pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A frota de ambulâncias foi ampliada para quatro veículos ativos, a primeira UTI Móvel do município foi entregue, e exames essenciais, como eletrocardiograma e mamografia, foram retomados no Centro de Biodiagnóstico.
Além dessas ações, o Hospital Raimunda Francisca Dineli da Silva passou a contar com uma intérprete indígena, reforçando a inclusão e o respeito aos povos originários. Com o apoio do Governo do Amazonas, o hospital recebeu 16 novos aparelhos de ar-condicionado e um raio-X digital. A parceria entre os governos também implantou o serviço de Telessaúde, que oferece consultas em 12 especialidades médicas, reduzindo a necessidade de deslocamentos.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, um barco equipado com estrutura médica completa, realizou mais de 4 mil atendimentos nas comunidades rurais. As secretarias de Saúde e Educação também promovem ações itinerantes que já beneficiaram localidades como Nova Esperança do Paraíso, Santa Maria e São José do Limão, com consultas, visitas domiciliares, testagens rápidas, vacinação e atividades educativas nas escolas rurais.
Com compromisso e foco na inclusão, a prefeita Macelly Veras segue transformando a saúde municipal em uma rede cada vez mais acessível, moderna e humanizada.
Texto: Nendra Sued