Nasf cria grupo de apoio para grávidas

Ser mãe de primeira viagem não é uma tarefa fácil. Dúvidas como “será que é seguro pintar o cabelo durante a gravidez” ou “que tipo de atividade física é mais aconselhável para mim” costumam ser bem frequentes quando você é uma grávida inexperiente. Por isso, a Prefeitura de Maués por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) criou o projeto Amar é Vida, com o intuito de orientar as futuras mamães sobre diversos aspectos envolvendo a gravidez.

O projeto iniciou nesta terça-feira, 11 de abril, nas unidades básicas de saúde Jorge Brito, PSF-VI e Aracy com palestras, orientações sobre transformações fisiológicas, imunização, pré-natal, entre outros. Segundo a coordenadora do NASF, Eline Nepomuceno, mais ações estão programadas para os próximos dias.

“A intenção é que sejam realizados encontros mensais até novembro desse ano. No próximo dia 18 de abril, por exemplo, estaremos atendendo as grávidas nos postos de saúde Cecília, Irmã Verônica e Dorita. Sabemos que a gravidez representa um momento único na vida de cada mulher, que enfrenta muitas transformações físicas e emocionais nesse período, desta forma, vamos oferecer um amplo cuidado voltado à saúde das futuras mamães e seus bebês.”, ressaltou.

Entre os objetivos do projeto estão: proporcionar um espaço educativo as gestantes; promover discussões sobre os temas inerentes a gestação; incentivar a participação do parceiro da gestante no grupo, fortalecendo assim o vínculo familiar; Auxiliar as equipes de Saúde da Família no acompanhamento do Pré-Natal; identificar situações de risco à saúde da mãe ou do bebê através de monitoramento de peso e outros exames; elaborar dinâmicas e atividades corporais de acordo com cada gestante.

Como incentivo as grávidas, a Prefeitura de Maués irá oferecer um ensaio fotográfico, que será feito nos meses de julho e novembro, para as participantes mais assíduas.