Merenda escolar terá produtos oriundos da Agricultura Familiar

Mais de 170 produtores rurais informais e de cooperativa estão participando da Chamada Pública para a Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. Após a assinatura do contrato, que ocorre no próximo dia 27, mais de 1 milhão e 500 mil reais serão investidos em produtos da agricultura familiar. Esses alimentos serão acrescentados no cardápio da merenda escolar nas escolas do município.

Segundo o prefeito de Maués, Junior Leite, a proposta é regionalizar a merenda escolar e fugir dos produtos industrializados. “Teremos a oportunidade de introduzir a macaxeira, a melancia, o cará, entre outros alimentos produzidos em nossa terra, e acrescentar todos no cardápio elaborado pela Secretaria Municipal de educação.”, garantiu o prefeito.

Foto: Reinaldo Santos

Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.