Maués realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde com foco na escuta popular e no fortalecimento do SUS

Nos dias 30 e 31 de julho, Maués viveu um momento importante para a saúde pública do município: a realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Conselho Municipal de Saúde, o evento teve como tema “Planejar a Saúde com Participação Popular: Desafios e Compromissos no SUS em Maués”.
A conferência reuniu profissionais da saúde, lideranças comunitárias, representantes de conselhos e moradores, com o propósito de ouvir as demandas da população e construir propostas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde.
Durante os dois dias de debates, quatro eixos nortearam as discussões: Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada, Saúde Mental e Telemedicina.
A prefeita Macelly Veras participou da abertura e destacou a importância do momento para o avanço da saúde no município:
“Com 7 meses de governo, já temos muitos feitos, e ainda queremos fazer mais. Sempre tentando resolver as demandas da população, capacitando os profissionais de saúde e ouvindo cada cidadão.”
A secretária de Saúde, Nayra Almeida, reforçou que o objetivo do encontro foi promover uma escuta ativa da população:
“É um momento de discussão de propostas, onde nós queremos ouvir a população e buscar melhorias que possam ser acrescentadas ao nosso Plano Municipal de Saúde.”

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hélio Cabral, ressaltou a importância do controle social:
“A conferência visa elaborar propostas para nortear os próximos anos de gestão a partir dos eixos temáticos. Por isso, a participação da população é essencial: esse é um espaço democrático onde todos podem apresentar ideias para melhorar a saúde do nosso município.”
Mais de 40 propostas foram construídas durante os grupos de trabalho, e servirão de base para o planejamento municipal.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso da gestão em construir políticas públicas com quem mais entende das necessidades: a população de Maués.
Texto: Helen Naize/Ascom