‘Maués Folia’ oferece Carnaval e praia na temporada de Momo

Uma opção para quem não abre mão da alegria e das festas da temporada carnavalesca, mas também quer aproveitar o feriadão para descansar em praias belíssimas e limpas, com infraestrutura, segurança e preços convidativos, é o Maués Folia, um dos mais tradicionais festejos da temporada no interior do Amazonas e promovido pela Prefeitura da Terra do Guaraná nos dias 25 a 28 deste mês.

Com uma extensa programação que inclui desfiles de blocos nas ruas da cidade, apresentações de escolas de samba e shows musicais, a expectativa da Prefeitura é reunir 30 mil foliões e turistas.

A festa começa todos os dias, a partir das 18h, o que dá aos foliões visitantes o dia inteiro para curtir muitos quilômetros de praias de areia branca e águas limpas.

A primeira parada é na Praia da Pontada Maresia, uma das mais belas e conhecidas do Estado, e fica na região central da cidade. Também na sede ficam as praias do Ramalho Júnior e Antártica, que possui um calçadão com quiosques e restaurantes para seus frequentadores.

Na outra margem do Maués-Açu, na frente da cidade, estão as praias da Vera Cruz e do Lombo, ambas com águas tranquilas e estrutura para atender aos visitantes. “Além das praias, temos uma variedade de roteiros que incluem trilhas monitoradas, flutuantes e atividades em diversos pontos da cidade”, explicou o prefeito Júnior Leite.

O prefeito também destacou que haverá um reforço no esquema de segurança durante todo o evento, com aumento do efetivo de policiais, em parceria com o governo estadual, e também a equipes privadas que vão atuar diretamente na festa.

ESTRUTURA

O setor hoteleiro de Maués conta com seis unidades na área urbana e duas pousadas na Ilha de Vera Cruz, com diárias, a partir de R$ 100, em média. “Junto a Amazonastur, realizamos oficinas para taxistas, mototaxistas, funcionários dos hotéis e do comércio em geral com orientações sobre o atendimento aos turistas e visitantes”, destacou Júnior.

Para chegar em Maués (a 268 km de Manaus em linha reta) a opção mais viável e econômica é via fluvial. Todos os dias saem da Manaus Moderna e do Porto no Centro (Roadway) barcos regionais. A viagem tem duração de 17 horas e custa R$ 100 em média.
Outras opções mais rápidas são as lanchas rápidas (a jato) que partem de Itacoatiara (a 270 de km de Manaus em linha reta) e demoram 5 horas para chegar na Terra do Guaraná. Excepcionalmente neste sábado (25) de Carnaval, haverá lanchas saindo diretamente do Porto de Manaus ao custo de R$ 120 por pessoa.