Maués Folia 2018: Carnaval na Terra do Guaraná terá cinco dias de festa

A Prefeitura de Maués (a 253 quilômetros de Manaus) lançou esta semana a programação oficial do Maués Folia 2018, evento que acontece nos dias 4, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro na Avenida Dr. Pereira Barreto, na sede do município. A principal novidade desta edição é o retorno dos desfiles das escolas de samba ao evento, após o hiato de 2017, por conta do patrocínio municipal de R$ 160 mil para as agremiações.

A festa começa no próximo domingo (4), com a tradicional Chegada da Kamélia, a partir das 17h, em um cortejo que tem início na Ilha de Vera Cruz (em frente à sede), seguirá para a Praça da Matriz até o palco montado ao lado da Praça de Alimentação municipal, onde acontecerá o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval, além de shows com grupos e DJs locais e a Batalha de Maisena.

No dia 10, a festa acontece na Avenida Dr. Pereira Barreto, onde foi montada a Passarela do Samba, com a estrutura de arquibancadas, banheiros, bares e quiosques de alimentação para os foliões.

A programação no sábado começa às 15h, com o desfile especial da Banda do Kandirú, seguido do Baile e Concurso de Fantasias Infantil, entrega das chaves da cidade, apresentação dos blocos Amigos da Confraria e Banda do Pina e os que pertecencem ao Grupo de Acesso a partir das 21h: As Catiporas, Fura-Olho, FlaMaués e Os Estivadores. A banda Sambaê e DJs locais encerram a noite.

No domingo de carnaval (11), os Amigos do Futevôlei abrem a festa a partir das 20h, seguido dos blocos do Grupo Especial: Vira Copos, Tradição, Mortos Vivos, Toca Folia, Os Brotinhos e Cabeça de Touro.

Na Segunda-feira Gorda (12) é a vez das quatro escolas de samba de Maués retornarem ao carnaval da Terra do Guaraná. A Império Verde e Rosa (com o tema A Terra Irmã que Amamos, Maués Festeja Boa Vista do Ramos) abre o desfile que continua com Em Cima da Hora (Brasil, Folclore e Emoção. Ritmo, Dança e Emoção), Unidos do Ramalho Jr. (A Magia do Circo) e a Mocidade de Santa Luzia (Um Sonho de Um Mundo Melhor). O cantor Gilberto Karlos fecha o quarto dia com show a partir de 1h30.

No último dia (13) são os foliões que comandam a festa. A partir das 15h o carnaval de rua acontece com a passagem do bloco Kand-Pora e do trio elétrico que comandará o arrastão dos blocos. Às 21h a banda Amãna apresenta os maiores sucessos carnavalescos e a última noite terá ainda shows com os grupos locais Super Star e The Power.

Estrutura

Com expectativa de atrair 5 mil visitantes de outros estados e municípios amazonenses para o Maués Folia 2018, a prefeitura local preparou uma grande estrutura que inclui o atendimento ao turista, serviços e segurança.

“Queremos consolidar o carnaval de Maués como um dos melhores do Estado, não apenas com as atrações, mas também na estrutura a ser oferecida ao turista, seja em serviços como a hotelaria mas também em serviços públicos”, afirmou o prefeito Junior Leite.

Entre as ações que se destacam está o reforço no sistema de segurança, com revistas individualizadas, com detectores de metais, nas entradas de acesso à festa e instalação de postos de saúde e ambulância para atendimento dos foliões.

“O carnaval de Maués é para toda a família, em 2017 não foi registrada nenhuma ocorrência policial e este ano estamos preparados para repetir o feito”, acrescentou o prefeito.

Programação Maués Folia 2018

Dia 04/02 (Domingo)

17h – Saída da Kamélia da Ilha de Vera Cruz

18h – Chegada da Kamélia na rotatória da Praça de Alimentação

19h – Concurso Rei Momo / Rainha do Carnaval e apresentação de baterias de escola de samba

21h – Shows com banda Super Star

Dia 10/02 (Sábado)

15h – Banda Kandirú (Participação Especial)

17h – Baile e Concurso de Fantasias Infantil

19h – Abertura oficial Maués Folia e entrega das chaves da cidade

20h – Blocos Amigos da Confraria e Banda do Pina (Participação Especial)

22h – Bloco As Catiporas (Tema: Cat On Line)

– Bloco Fura Olho (Tema: Libânio, um Banho de Simpatia)

– Bloco Fla Maués (Tema: Torcida Brasil 2018)

– Bloco Os Estivadores (Tema: História, Tradição, Alegria e Emoção)

1h – Shows com banda Sambaê e DJs

Dia 11/02 (Domingo)

20h – Bloco Amigos do Futevôlei (Participação Especial)

21h – Bloco Vira Copos (Tema: Uma Viagem Cultural)

– Bloco Cabeça de Touro (Tema: O Chifre Cotó do Polêmico Cara de Maxixe)

– Bloco Mortos Vivos (Tema: A Volta da Bruxa Mãe)

– Bloco Toca Folia (Tema: A 1ª Vez de Tiághata)

– Bloco Os Brotinhos (Tema: Brotinhos na Escolinha do Professor Raimundo)

– Bloco Tradição (Tema: De Tigrão a Tigrete)

1h – Shows com Keno Estourado e DJs

Dia 12/02 (Segunda-feira)

19h – DJ com sambas enredo

20h30 – Desfile G.R.E.S. Império Verde e Rosa

21h45 – Desfile G.R.E.S. Em Cima da Hora

23h – Desfile G.R.E.S. Unidos do Ramalho Jr.

0h15 – Desfile G.R.E.S. Mocidade de Santa Luzia

1h30 – Shows com Gilberto Karlos e DJs

Dia 13/02 (Terça-feira)

15h – Carnaval de Rua