Maúes discute revisão do Plano Diretor em audiência pública

Com a participação de toda a população interessada e com técnicos especializados no assunto, a Prefeitura de Maués, por meio do Prosai-Maués, realiza nesta quarta-feira (18), a partir das 13h30, uma Assembleia Geral para Leitura Comunitária que embasará a Revisão do Plano Diretor de Maués, na sede da Unidade Gestora de Programas Municipais (UGPM), no Centro da cidade.

Em resumo, a discussão pública é a mais importante etapa para rever as diretrizes e rumos de desenvolvimento urbano de uma cidade. Em Maués, por exemplo, o Plano Diretor que tinha validade de 10 anos expirou em 2016 e somente na atual gestão houve o interesse em fazer uma revisão.

É nesta audiência, como explica a coordenadora da Revisão do Plano Diretor de Maués, a arquiteta urbanista Simone Duarte, da Práxis, que a população tem a oportunidade de opinar, sugerir, questionar e oferecer soluções para o crescimento da cidade. “Eles irão contribuir sobre o futuro do município onde eles vivem”, afirma.

Para onde crescer? Como crescer? Como solucionar problemas existentes e os possíveis problemas que surgirão? Qual a Maués que queremos?  Perguntas como estas deverão fazer parte da pauta da audiência, de acordo com Simone.

A dinâmica da Assembleia Geral consiste em estimular perguntas a plateia que será dividida em quatro grupos, por temas. Ao final, todos compartilham as respostas e sugestões e isso é reunido pela equipe de técnicos da Práxis e vai compor um pré-projeto do Plano Diretor revisto.

O processo ainda é longo e terá mais etapas de discussões abertas ao público até se tornar Projeto de Lei para só então ser enviado para aprovação na Câmara Municipal de Maués.

A Práxis foi a empresa contratada pelo Prosai-Maués para o trabalho de revisão do Plano Diretor de Maués e a elaboração das leis complementares ao Plano.