NOTÍCIAS

Maués desenvolve políticas públicas inclusivas e de valorização às mulheres

No mês das mulheres, a Prefeitura de Maués saúda e homenageia todas as mauesenses com um saldo amplamente positivo no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à valorização e ao respeito dos direitos de todas as mulheres da Terra do Guaraná.

Na área da saúde da mulher, as ações de recuperação da estrutura de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e também no hospital Raimunda Franscisca Dineli proporcionaram, desde janeiro de 2017, a realização de 1.364 exames preventivos.
O teste, também conhecido como Papanicolau, é um dos exames mais eficazes para rastrear e detectar alterações nas células do colo uterino, como doenças sexualmente transmissíveis ou câncer de colo de útero.

Também na área de prevenção e detecção de células cancerígenas, foram realizados 359 mamografias durante o período e 3,8 mil exames de ultrasom.

“É importante destacar que em janeiro de 2017, quando assumimos a prefeitura com o compromisso de priorizar o sistema de saúde, a rede municipal de Maués não oferecia sequer exames pré-natais para as gestantes. A situação mudou e além do acompanhamento permanente de médicos especialistas e equipamos o hospital para a realização de partos, procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade”, acrescentou o prefeito Junior Leite.

Ações Sociais
Maior programa social do interior do Amazonas, o Leve Leite tem entre suas beneficiárias 1.589 mulheres inscritas e que levam para suas casas o leite de soja que servirá como base da alimentação de suas famílias.
Também na área social, a reestruturação nos Cras e Creas de Maués permitiu a ampliação e o desenvolvimento de novas políticas de proteção e inclusão social direcionadas exclusivamente para as mulheres, como criação de grupos de apoio para 138 gestantes, 67 atendimentos psicológicos, 123 mulheres acolhidas no Creas, 53 atendimentos psicossociais e 348 no Departamento da Mulher.
Ainda destacam-se nos dados sociais das ações voltadas para as mulheres realizadas pela Prefeitura de Maués, 193 atendimentos nos CadÚnico, 189 atendimentos nos PAIF e 8.471 mulheres chefes de família cadastradas no programa federal Bolsa Família, pelas ações realizadas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

TEXTO: Marcelo Rocha

Pular para o conteúdo