Maués comemora conclusão das obras do Prosai neste sábado (19 de outubro)

Após quase 07 anos de espera, Maués irá comemorar a conclusão das obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) neste sábado (19 de outubro). A festa ocorrerá na Lagoa da Maresia com atrações musicais e sorteio de prêmios para a população.

Para o prefeito do município, Junior Leite (PSC), o Prosai é um sonho que se torna realidade, após anos parado no papel. “O contrato do Prosai foi assinado em 2012, mas quando nós assumimos a prefeitura, em 2017, o projeto só tinha 3% de execução. Nossa gestão teve a oportunidade de reavaliar e rever todo o projeto, junto ao BID e ao Governo do Estado.”, disse.

Junior Leite ressalta ainda que as obras deixarão um grande legado e tornarão o município uma referência em saneamento básico. “Através do Prosai, ampliamos para mais de 50% a cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto e mais de 90% da população terá acesso à agua potável. Esse investimento já é inédito e será exemplo para outras cidades do nosso país”, ressaltou.

Além de melhorias no saneamento básico, o Prosai também trouxe soluções para problemas urbanísticos e socioambientais que afetavam a qualidade de vida da população. Através do programa, houve a revitalização das Lagoas do Prata e da Maresia, que ganharam novos espaços de lazer públicos como áreas de caminhada, academia ao ar livre e quadras para a prática de esportes.

O investimento no ProsaiMaués foi de US$ 35 milhões, sendo US$ 24,5 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 10,5 milhões de contrapartida do Governo do Estado do Amazonas. O programa foi executado pela UGPE, vinculada à Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), em parceria com a Prefeitura de Maués.

A Prefeitura de Maués foi responsável pela execução do componente II do projeto que consiste na sustentabilidade social, econômica e institucional.

Inauguração

A inauguração do Prosai será realizada na Lagoa da Maresia, a partir das 17h, deste sábado (19 de outubro), com a presença do prefeito Junior Leite, o governador Wilson Lima, o deputado federal Sidney Leite e demais autoridades do Amazonas. Para animar o público, estão confirmadas as atrações musicais Guto Lima e Dj May Seven e sorteios de prêmios.