Maués comemora alta de mais 05 pacientes com Covid-19

Nesta quarta-feira, 13, a equipe médica do Hospital Raimunda Francisca Dinelli, em Maués, deu alta domiciliar para cinco pacientes que estavam internados em estado grave por causa da Covid-19. Quatro deles são idosos de 63 a 73 anos.

Aldízio dos Santos, de 36 anos, que ficou 24 dias internado é o mais jovem dos pacientes a receber alta hoje. “Quero agradecer a Deus e a equipe médica maravilhosa que trabalha no hospital que não mediu esforços para garantir a minha recuperação.”, disse.

Dos 200 casos confirmados do novo coronavírus, 144 já estão fora do período de transmissão. Para o prefeito de Maués, Junior Leite, esse resultado positivo se deve a muito trabalho e a dedicação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a doença.

“Graças a humanização do atendimento e comprometimento dos nossos profissionais de saúde, estamos conseguindo salvar muitas vidas. A Prefeitura de Maués está fazendo a sua parte garantindo todos os investimentos necessários para comprar mais equipamentos e melhorar a estrutura do hospital e demais unidades do Município”, disse.

Os dois primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no dia 09 de abril e, em 34 dias, o número subiu para 200, sendo 07 localizados na Zona Rural e 05 na Reserva Indígena Saterê Mawé. Todos os pacientes e seus familiares que estão em isolamento domiciliar no interior recebem acompanhamento de profissionais de saúde em suas comunidades.

Equipe de saúde do Hospital Dona Mundiquinha em Maués com pacientes curados de Covid-19

Investimentos
Durante a pandemia, a Prefeitura de Maués investiu mais de R$ 500 mil na saúde para a compra de uma nova ambulância rodoviária que realiza o atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, equipamentos como gasômetro, respiradores e cápsulas de respiração não-invasiva Vanessa que também já estão sendo fabricadas no Município com autorização do Grupo Samel e Instituto Transire.

Maués também decretou medidas restritivas para o horário de funcionamento do comércio, apenas estabelecimentos com serviços essenciais podem funcionar de segunda a sexta, das 07h às 17h. Aos finais de semana, a recomendação é que as portas não abram e só funcionem por meio de atendimento delivery.

Barreiras Sanitárias também foram montadas em todas as entradas do município, como área portuária, aeroporto e estradas vicinais, para impedir o desembarque indiscriminado de passageiros. A noite, há ainda toque de recolher para a população das 19h às 06h.

Outra ação que vem surtindo efeito positivo é a desinfecção das vias públicas com maior fluxo de pessoas, unidades de saúde e hospital, como forma de frear o avanço dos casos de Covid-19.