Maués comemora 184 anos com ações para geração de emprego e renda

O município de Maués (a 253 Km de Manaus) comemorou na madrugada deste domingo (25), seus 184 anos de história com o lançamento de uma série de ações voltadas principalmente para o incentivo do setor primário e dos micros e pequenos empreendedores da Terra do Guaraná. Com 51% dos moradores (de um total de 60 mil habitantes) residindo na Zona Rural, a prefeitura entregou durante a festa, 1,5 mil equipamentos agrícolas – motores de rabeta, casas de farinha, enxadas e carrinhos de mão, entre outros itens – que irão beneficiar sete mil famílias de 116 comunidades ribeirinhas, principalmente com o cultivo do guaraná, mandioca e outras frutas.

Agricultora da comunidade do Lago do Castanhal, distante sete horas de barco da sede, Aldemira de Matos foi a primeira a receber o kit da casa de farinha e já faz planos para aumentar a produção. “Com a minha família, produzimos cinco sacos de farinha por mês apenas para nosso consumo. Agora poderemos produzir mais e vender nos mercados e feiras da cidade para ter uma renda extra”, afirmou.

Além dos equipamentos e da recuperação e incentivo a cultura do guaraná – com a distribuição de mais de 11 mil mudas para produtores no início deste mês – o prefeito de Maués, Junior Leite, também anunciou a fase final da construção de um viveiro municipal com capacidade para 1 milhão de mudas de açaí, que também serão distribuídas para os agricultores.

“Guaraná e açaí são dois dos produtos amazônicos mais valorizados pelo mercado nacional e internacional e nosso projeto pretende transformar o município em referência no Amazonas, mantendo-o na sua terra de origem e principalmente gerando novos postos de trabalho e ampliando a renda para o homem do interior”, afirmou o prefeito, ao acrescentar que nos nos seis primeiros meses de 2017 foram investidos R$ 700 mil apenas no setor primário.

• Na cidade

Para a população da sede municipal e das comunidades próximas à cidade, o principal presente na festa de 184 anos de Maués foi o anúncio da abertura do Banco do Povo, projeto municipal destinado exclusivamente a financiar micros e pequenos empreendedores, que atuam principalmente nos setores do comércio e serviços, com microcréditos e com a realização de cursos profissionalizantes.

Os recursos já estão disponíveis por meio de um fundo criado pela prefeitura no qual uma parcela dos valores recolhidos com o Imposto Sobre Serviços (ISS) são depositados mensalmente. O projeto está em fase final de elaboração e deve ser encaminhado no próximo mês para a Câmara de Vereadores.

Durante os festejos, o prefeito Junior Leite também entregou a nova Praça de Alimentação do município, espaço com lojas de artesanato, lanchonetes e restaurantes na área central da cidade que já resultou em 180 novos postos de trabalho diretos e indiretos e um pacote de obras nas unidades de saúde e escolas para os próximos meses, totalizando mais de R$ 10 milhões em investimentos, dos quais mais da metade são recursos próprios do município. “Nestes primeiros meses de mandato reduzimos em 30% as despesas e ajustamos o planejamento para investir em setores prioritários como saúde, educação e geração de emprego”, destacou Junior Leite.