#MaioAmarelo: Departamento de Trânsito inicia campanhas nas escolas

Colocar em pauta a segurança nas ruas e avenidas, com a mobilização de toda a sociedade para engajar-se em ações efetivas e propagar o conhecimento dos mais diversos aspectos que a questão do trânsito exige.

Estes são os objetivos do Maio Amarelo, movimento mundial do qual a Prefeitura de Maués faz parte e tema este mês, de uma vasta programação que inclui palestras, debates, ações educativas e orientações para motoristas e pedestres de todas as faixas etárias.

A partir desta segunda-feira (22), as atividades, promovidas pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demut), tem início em todas as escolas da área urbana. A meta é repassar às crianças e adolescentes, as primeiras noções e regras sobre direção de carros e motos, além do respeito ao pedestre e ciclistas.

O departamento também vai intensificar as campanhas de fiscalização e orientação nas ruas de Maués, com a distribuição de material educativo.

Estão previstas ainda para o Maio Amarelo, palestras no Centro de Convivência do Idoso, a realização de cursos de capacitação para agentes de trânsito (em parceria com o Detran-AM), e uma grande caminhada pelas principais vias da cidade.

Irregularidades

Segundo levantamento realizado pelo Demut sobre as principais irregularidades encontradas nas blitze realizadas desde o início de 2017 nas ruas de Maués, o não uso de capacetes por condutores de motos é o campeão de ocorrências registradas (274 registros), seguido de menores sem habilitação conduzindo veículos (25) e a ausência de documentação do veículo ou da habilitação do condutor (15), em terceiro lugar.

Três veículos foram apreendidos por serem conduzidos por motoristas alcoolizados, nove foram detidos por ausência de farol e dez por uso de descargas adulteradas.