Jogos Escolares estão de volta a Maués

Começa nesta quarta-feira (12), no ginásio poliesportivo de Maués, Padre Leão Martineli, os Jogos Escolares de Maués, após o hiato de mais de um ano por falta de apoio da gestão municipal anterior.

No total, 250 estudantes/atletas, de 12 a 17 anos, matriculados nas redes municipal e estadual de ensino – e no Instituto Federal de Educação (Ifam) – participarão até o próximo dia 25, das competições em cinco modalidades: handebol, futsal, vôlei, vôlei de praia e atletismo, nas categorias masculino e feminino, e nas faixas etárias juvenil e infantil.

A competição indicará os representantes da delegação da Terra do Guaraná que irá disputar em maio, a seletiva regional no município de Boa Vista do Ramos. Em junho, os classificados no Baixo Amazonas seguem para Manaus, onde disputam os Jogos Escolares do Amazonas.

A meta da Prefeitura de Maués, por meio do Departamento de Esportes da Secretaria de Educação, é levar uma delegação de 180 a 200 pessoas, entre atletas, técnicos e preparadores físicos para Boa Vista.

Por iniciativa da prefeitura, pela primeira vez o município enviará representantes em todas as categorias e modalidades para a seletiva regional.

“O esporte desempenha um papel fundamental, especialmente no cotidiano da juventude. É uma atividade saudável e que afasta os jovens da ociosidade. Estamos recuperando o tempo perdido e em breve, teremos novas ações no setor”, destacou o prefeito Junior Leite.

Entre as iniciativas já em andamento pela prefeitura estão o apoio para participação dos estudantes das comunidades rurais e ribeirinhas e a recuperação do ginásio Padre Leão Martinelli, sede dos jogos escolares, que nas últimas semanas recebeu nova iluminação, teve sua estrutura reformada e a pintura na quadra.

Também já foi confirmada a parceria com técnicos e monitores da Secretaria Estadual da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) para treinar e acompanhar o desenvolvimento esportivo dos atletas que irão compor a delegação na seletiva regional.

Tabela

Após a cerimônia de abertura dos Jogos às 15h, quatro partidas de futsal abrem a competição.

1 – Futsal Masculino Infantil: Santina Felizola X Francisco Canindé

2 – Futsal Feminino Juvenil: Maria da Graça X Ifam

3 – Futsal Masculino Juvenil: Francisco Canindé X Santina Felizola

4 – Futsal Masculino Juvenil: Salum de Almeida X Ifam

Com exceção das provas de atletismo, que serão disputadas no estádio municipal Manoel Baraúna Filho e no Largo Marechal Deodoro, as demais modalidades serão realizadas no ginásio Padre Leão Martinelli.

Para isso, um esquema especial de segurança, incluindo a revista de bolsas e mochilas será realizada na entrada do local.