Festival de Verão gera empregos e movimenta economia local

Mais de 500 empregos diretos e indiretos foram gerados durante o Festival de Verão 2017. A vinda de turistas para o município também aqueceu a economia local, principalmente nos setores hoteleiro, gastronômico e comércio.

Nesses oito primeiros meses do prefeito Junior Leite, à frente da Prefeitura de Maués, uma das prioridades sempre foi qualificar e valorizar a mão de obra local, gerando assim mais empregos no município. “Durante o Festival de Verão, investimos principalmente na segurança, contratando 60 seguranças privados e 10 bombeiros salva-vidas. Todos são profissionais capacitados de Maués. Nosso objetivo é sempre valorizar a mão de obra da nossa terra.”, disse.

No início do ano, a nova gestão da Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, capacitou profissionais de setores como o hoteleiro, com o intuito de melhorar o atendimento ao turista. Claire Gruber foi uma das pessoas que participou da oficina ministrada pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) em parceria com a prefeitura.

“Essa oficina foi ótima para buscar conhecimento e fazer a diferença no atendimento ao cliente. Foi um encontro muito proveitoso e necessário, tendo em vista, que nós, do setor hoteleiro, precisamos saber tratar bem o turista, para que ele queira voltar sempre”, disse.

Claire Gruber participou da 1ª oficina de turismo da AmazonasTur em parceria com a Prefeitura

A Prefeitura também fez, este ano, um importante mapeamento dos artistas e artesãos do nosso município, com o intuito de qualifica-los e dá oportunidade para que eles possam mostrar seus trabalhos. A artesã Kátia Cilene, da comunidade Menino Deus, foi uma das trabalhadoras que ganharam stands na Feira do Artesanato durante o Festival de Verão 2017.

Kátia Cilene – artesã da comunidade Menino Deus em Maués

“Estou achando ótimo, pois é uma boa oportunidade para mostrar nosso trabalho. Neste período de festa, algumas pessoas de fora fizeram até encomenda.”, disse a artesã.

Uma das metas a médio e longo prazo da prefeitura é consolidar Maués como opção turística do país e movimentar a economia através do turismo. “Maués tem potencial turístico gigantesco por causa das belas praias e sua história. O turismo é nosso caminho e nós estamos trabalhando para melhorar essa questão, com a otimização e fartura nos serviços”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Maués reativou este ano o CAT – Centro de Atendimento ao Turista

Muitos turistas vieram à Maués para curtir o feriado e o Festival de Verão 2017. Foi o caso do jornalista Felipe Wanderley, que veio a primeira vez ao município e se encantou com a simplicidade e as belezas naturais da Terra do Guaraná. “Eu cheguei com uma expectativa muito grande e estou adorando o município. Aproveitei bastante com os amigos e a família”.