Exames de mamografia são retomados em Maués

Agora as mulheres já têm acesso a um dos exames mais importantes na luta contra o câncer de mama. A mamografia, que não era realizada desde 2015 no município, voltou para o Hospital Municipal Raimunda Francisca Dinelli da Silva, no bairro Santa Luzia. O agendamento das consultas pode ser feito no próprio hospital e os atendimentos acontecem sempre das 8h às 12h, de segunda a sexta.

Ana Socorro, de 54 anos, foi uma das primeiras a fazer o exame de mamografia no Hospital Municipal Raimunda Francisca Dinelli da Silva. A última consulta dela foi em 2015 e, por isso, ela comemora a volta do mamógrafo no município.

“Prevenção é tudo. Não tenho histórico de câncer na minha família, porém, acho muito importante fazer esse exame, principalmente por causa da minha idade. É muito difícil viajar até a capital, deixar o trabalho, deixar tudo, para fazer o exame, são muitos dias fora, sem falar nos gastos. Por isso, fico muito feliz pela volta da mamografia, de forma gratuita. Assim que soube, resolvi fazer o exame logo, para ficar despreocupada”, disse.

A mamografia serve para o rastreamento do câncer de mama, por isso, é recomendável que o exame seja feito sempre a partir dos 40 anos. Porém, para as mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral, desta forma, o exame precisa ser feito a partir dos 30 anos.

“Na minha gestão, a mulher sempre será prioridade. Desde janeiro, estamos realizando diversas ações voltadas para as mães, grávidas, mulheres de todas as idades. Nosso objetivo é prestar o maior número de serviços para elas, como a mamografia, exame tão importante que estava parado desde 2015 no município, por falta de manutenção, mas que agora vai beneficiar todas as mulheres de Maués.”, disse o prefeito Junior Leite.

Foto: Reinaldo Santos