Exames de endoscopia são retomados no Hospital Raimunda Francisca Dinelli da Silva

Os exames de endoscopia, que estavam desativados desde 2012, no Hospital Raimunda Francisca Dinelli da Silva (Dona Mundiquinha), foram retomados nesta terça-feira, 25, em Maués. Neste primeiro momento, estão sendo atendidas as pessoas que haviam sido encaminhadas para Manaus e aguardavam na fila de espera. A partir do próximo mês, novos atendimentos começarão a ser realizados.

Esta é mais uma grande ação do prefeito Junior Leite que, desde o início de sua gestão, colocou como prioridade a saúde da população. “Estamos melhorando e trazendo de volta os serviços de saúde que não estavam mais disponíveis e foram desativados em nosso município. Antigamente a população não tinha acesso a exames básicos como endoscopia, ultrassonografia ou até mesmo exames de laboratório, mas agora esses e outros atendimentos já estão de volta. Nosso hospital está cada vez mais equipado e possui profissionais qualificados para atender toda a população”, disse o prefeito.

Mais de 20 pessoas, que aguardavam encaminhamento para Manaus, serão atendidas até o fim do mês de abril no próprio município.  A partir de maio, o agendamento de novos exames será feito em toda Unidade Básica de Saúde de Maués, por meio da solicitação de um médico. A expectativa é atender cerca de cinco pessoas por dia.

Mais exames serão retomados

Outro importante exame também será retomado a partir de maio em Maués. O Hospital Raimunda Francisca Dinelli da Silva (Dona Mundiquinha) voltará a atender as mulheres com os exames de mamografia, que estavam parados desde setembro do ano passado. Na última semana, um técnico da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) veio até o município e colocou em funcionamento o mamógrafo. A previsão é que o serviço seja retomado a partir do dia 2 de maio.