Estudantes de Maués terão hortas escolares na grade curricular de 2018

Além das aulas de matérias tradicionais como matemática, história e língua portuguesa, estudantes da rede municipal de ensino do município de Maués (a 253 quilômetros de Manaus), passam a contar com uma nova disciplina no currículo do ano letivo deste ano: o cultivo de frutas, verduras e produtos regionais em espaços nas próprias instituições.

No total, cerca de mil alunos de 42 escolas – 12 na sede e 30 na Zona Rural – participarão do projeto Horta Escolar, criado pela prefeitura local para estimular hábitos alimentares saudáveis e ecologicamente corretos nos estudantes, com a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem.

A criação das hortas contará com o suporte de técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural, que também irá ceder as sementes, mudas, ferramentas e implementos necessários. Paralelamente às atividades práticas, os alunos também receberão orientações sobre economia doméstica, meio ambiente e como evitar o desperdício de alimentos.

Na fase inicial do projeto, as frutas e hortaliças cultivados nas hortas serão aqueles mais utilizados na composição diária da merenda escolar, mas de acordo com os interesses e a criatividade dos estudantes, cada unidade irá desenvolver suas próprias culturas.

“A proposta maior é que cada aluno possa depois, replicar essa experiência com sua família em casa, criando uma rede de consumo e de cultivo de alimentos naturais”, explicou o prefeito de Maués, Junior Leite.

Ainda de acordo com o prefeito, no final de 2018, as hortas serão avaliadas e as experiências mais criativas e inovadores servirão de modelo para a implantação nas demais escolas da rede municipal de ensino.

TEXTO: Marcelo Rocha