Em Maués, Prefeitura vacina adolescentes de 12 a 17 anos contra Covid-19

A Prefeitura de Maués já vacinou mais de 800 adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose da Pfizer desde o último dia 13 de agosto.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 86 doses foram aplicadas em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e 720 doses na faixa etária de 15 a 17 anos sem comorbidades. O Município aguarda a chegada de mais doses do imunizante ainda esta semana para avançar na vacinação desses novos grupos.

A aplicação da 1a e 2a dose da Sinovac e Astrazeneca, para o público acima de 18 anos, segue normalmente no Ginásio Pe Leão Martinelli (Centro).

Assim que soube da nova fase de vacinação, a empreendedora Aparecida Tamioka levou imediatamente a sua filha Camila, de 15 anos, para vacinar. A adolescente, que tem síndrome de down, já estava bastante ansiosa por esse momento.

“Conversamos com a Camila sobre a importância da vacina e, desde então, ela aguardava ansiosa para ser vacinada. Quando chegou a vez dela, toda a família vibrou junto de felicidade e emoção, afinal, é uma dose de esperança! Ela, como toda adolescente, já faz planos para voltar a vida normal com os amigos, viajar, etc.”, disse a mãe.

Para o prefeito de Maués, Júnior Leite, a Geração Z tem mostrado muita responsabilidade e maturidade em relação à vacina. “Todos estão atentos ao anúncio da sua faixa etária na página da prefeitura e estão procurando nossas equipes no Ginásio junto com seus responsáveis. Eles sabem que é através da vacina que logo voltaremos à rotina de antes. No momento atual, estamos dando prioridade para quem tem comorbidades e o grupo de 15 a 17 anos sem doenças pré-existentes. Assim que chegarem mais vacinas da Pfizer em Maués, ampliaremos as faixas etárias e atenderemos a demanda que é grande.”, explicou.

De acordo com levantamento da Semsa, existem 7.800 adolescentes de 12 a 17 anos residentes no Município. O estudante Aldemir Ramos, de 16 anos, por exemplo, já se vacinou e faz um alerta.

“Me vacinei não apenas para garantir a minha saúde, mas também para proteger a minha família. Tenho avós de 80 e 90 anos em casa. A minha primeira dose da vacina já foi garantida, mas seguirei com outros meios de prevenção, como o uso de máscara, principalmente, agora que surgiram novas variantes da Covid-19.”.

Vacinação geral da população

De acordo com dados atualizados pela Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 78,11% da população acima de 18 anos já tomaram a primeira dose da vacina e 47,49% já garantiram a segunda dose até esta terça-feira, 24 de agosto de 2021.

Devido os números positivos da vacinação, Maués segue sem nenhuma internação grave por Covid-19 e está há 60 dias sem o registro de óbitos da doença.