Dia Internacional da Mulher tem programação especial no CCI

Em 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. E para homenagear todas as mães, filhas, servidoras, produtoras rurais e todas as mulheres que fazem o município se desenvolver, a Prefeitura de Maués está promovendo uma programação, a partir das 8h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Além das atividades recreativas e culturais, durante o evento serão realizadas palestras de conscientização sobre a violência familiar e ações de beleza.
O evento é gratuito e aberto para todas as mauesenses.
Na tarde da última terça-feira (6), dezenas de mulheres participaram da abertura da programação com o debate sobre vulnerabilidade e vítimas de violência, que contou com a participação de mulheres que são atendidas pelos programas sociais mantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e servidoras municipais que atuam no setor.

8 de março
A instituição do dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher remete ao ano de 1857, quando nesta data, trabalhadoras de uma indústria têxtil de Nova Iorque (EUA), fizeram uma greve por melhores condições e igualdade nas condições no ambiente trabalho e o movimento foi reprimido com violência.
Anos depois, em 8 de março de 1908, outra manifestação de trabalhadoras do comércio de agulhas, também nos Estados Unidos, para lembrar o movimento de 1857, exigir o voto feminino e o fim do trabalho infantil também foi fortemente reprimido.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi decretado que o ‘8 de março’ seria o Dia Internacional da Mulher, mas somente em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data e iniciou uma série de campanhas e ações sobre o tema.

TEXTO: Marcelo Rocha