Crime ambiental: Fiscalização municipal apreende veículo na Maresia

Em uma ação conjunta realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema), Departamento Municipal de Trânsito e Detran, a Prefeitura de Maués autuou na manhã desta quinta-feira (1), o proprietário de um veículo que estava lavando seu automóvel nas águas do rio Maués-Açu, na Praia da Maresia.

O proprietário do carro – modelo Corsa, placa JWS 7507 – teve o veículo apreendido por infração ambiental.

A ação, aparentemente inocente de lavar automóveis nas águas do rio é hábito comum para algumas pessoas, mas representa uma grave ameaça à fauna e flora do município além de poluir um dos principais cartões postais da Terra do Guaraná.

Por determinação da Prefeitura de Maués, as equipes de fiscalização irão aumentar as blitze na orla da cidade para coibir e orientar os proprietários de veículos a não praticar esta irregularidade.

Um dos principais recursos naturais, a água é um dos bens mais importantes na atualidade por conta de sua constante e crescente demanda em todo o planeta.

Mesmo a lavagem de carros em casa ou em locais especializados requerem uma série de cuidados da população para reduzir o desperdício de centenas de litros de água tratada que são utilizadas para ‘limpar’ um único veículo, assim como para o destino de graxas, solventes e óleos lubrificantes de peças residuais da atividade.

TEXTO: Marcelo Rocha