Coronavirus: Como posso me prevenir?

O distanciamento social e a higiene são as principais medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Quanto menor o contato entre as pessoas, menor é o risco de contágio. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo vírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar. A transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada e não higienizando as mãos posteriormente.

Por isso, é essencial lavar sempre as mãos, principalmente, após tossir e espirrar, ou utilizar álcool líquido ou em gel 70 % nas mãos. O produto também tem eficácia na eliminação do vírus. As autoridades de saúde recomendam ainda o uso de máscaras de pano com pelos menos duas camadas.

Para higienização de produtos comprados em supermercados: água e sabão são suficientes para limpar itens que vêm em embalagens de plástico, como os produtos de limpeza. Para higienizar produtos que sejam à base de papelão, pode ser utilizado pano umedecido com um pouquinho de álcool a 70%. Sacos plásticos precisam ser descartados.

Desinfetante, assim como o álcool 70% e a água sanitária, tem uma ação semelhante à da água e sabão no vírus, “quebrando” a camada de lipídios que o envolve e eliminando sua capacidade de infecção.

O DISTANCIAMENTO SOCIAL É EFICAZ PARA FREAR O AVANÇO DO NOVO CORONAVÍRUS?

Os dados epidemiológicos indicam que os países que melhor controlaram a expansão do número de casos foram aqueles que instauraram políticas rígidas de distanciamento social, isolamento, quarentena e contenção comunitária.

O distanciamento social é uma medida que reduz a interação entre pessoas de uma comunidade na qual os indivíduos podem estar infectados, sem sintomas e sem diagnóstico. Isolamento é a separação de pessoas infectadas daquelas não infectadas, geralmente aplicado em ambiente hospitalar. Quarentena é a restrição de locomoção de determinada pessoa, com vigilância da temperatura corporal, quando não se tem evidências clínicas e/ou laboratoriais de que esta pessoa está infectada. E a contenção inclui medidas que vão do aumento do distanciamento social à quarentena em toda a comunidade.

Além de campanhas informativas sobre a importância do distanciamento social, a Prefeitura de Maués também decretou medidas preventivas e emergenciais para evitar a entrada de pessoas no Município de forma indiscriminada e aglomerações em praças, agências bancárias, logradouros, entre outros.

Confira algumas dessas medidas abaixo:

• Toque de Recolher para a população em geral, no horário de 19h30 às 06h, ou seja, não é permitida a circulação de pessoas nesse horário, sujeito a multa de R$ 300. Em casos de reincidência, o valor da multa dobra. Lembrando que o Toque de Recolher não se aplica a trabalhadores dos serviços essenciais que realizam delivery a noite.
  • Suspensão de atividades nos estabelecimentos com serviços considerados Não-Essenciais, com ressalvas para funcionamento apenas interno para acessar estoque que podem ser vendidos e entregues em domicílio. Confira o decreto nº 030 de 13 de abril de 2020.
  • Barreiras Sanitárias montadas em todas as entradas do Município como aeroporto, estradas vicinais e área portuária para evitar a chegada indiscriminada de pessoas.
  • Blitz de conscientização e fiscalização em locais que costumam ter grande fluxo de pessoas como agências bancárias, feiras e mercados.

QUAIS OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?

Alguns sintomas do novo coronavírus (Covid-19) são muito parecidos com o da gripe comum como tosse e secreção na garganta (catarro). Por isso, quando surgirem esses sintomas, fique alerta em casa e evite contato com outras pessoas da sua família. Tenha uma boa alimentação e beba bastante água.

Se surgirem sintomas como falta de ar e febre, procure o Hospital Raimunda Francisca Dinelli, que já obedece um protocolo de atendimento para casos confirmados ou suspeitos do novo coronavírus.

Para tratamento de outras doenças como febre, hipertensão, dores no corpo, cólicas renais, cortes e fraturas com pouco sangramento, procure a UBS Cecília de Oliveira que já funcionando com atendimento 24h e estrutura de Pronto Atendimento.

Para mais dicas: curta a página da Prefeitura de Maués (no facebook e instagram).