Atualização tarifária e Semana da Água são temas em audiência na Câmara de Vereadores

Durante audiência na Câmara de Maués, na manhã desta terça-feira, 19, o diretor do SAAE, Luiz Carlos Dinelli, falou das ações que estão sendo desenvolvidas pela autarquia para melhoria nos serviços prestados à população.  Dinelli disse que está acompanhando de perto as obras do PROSAI, que contemplam ampliação da rede de distribuição e construção de reservatórios para armazenamento de água, bem como a construção de rede de coleta, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto.

Respondendo aos questionamentos dos vereadores quanto ao aumento nas contas de água, Luiz Carlos explicou que desde o ano de 2005 as tarifas estão congeladas e que não houve aumento de tarifa. “O que aconteceu  foi uma atualização de cadastros dos usuários, existem imóveis que eram residenciais e agora são comerciais, que pagavam tarifa básica, mas que agora tem consumo maior e por isso os valores foram atualizados”, disse.

Dinelli falou também das dificuldades encontradas pela gestão do prefeito Júnior Leite, ao receber o SAAE em situação de abandono com os sistemas de água e esgoto completamente sucateados, servidores desmotivados e diversas dívidas que inviabilizam a autarquia.

“Em apenas 2 anos, investimos, com recursos da própria autarquia, 4 milhões de reais na melhoria dos nossos serviços. Além disso, através do Prosai foram investidos mais 3 milhões na restruturação do Saae, com a aquisição de hidrômetros, aquisição de veículos, computadores e atualização em todas as leis e regulamentos do Saae”, finalizou.

Dúvidas sobre a atualização tarifária, também podem ser tratadas na sede do SAAE Maués localizada na Av. Presidente Castelo Branco, 22, no bairro Maresia.

Semana da Água

Durante a audiência realizada na Câmara Municipal de Maués, nesta terça-feira, 19, a secretária municipal de Meio Ambiente, Jane Crespo, também esteve presente e falou das ações de conscientização que estão sendo realizadas no município em parceria com o SAAE e outros órgãos ligados à Prefeitura. Até o dia 22 de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) promoverá uma programação especial em alusão à Semana da Água, com o tema: Água – Nosso Direito & Nosso Dever.

Nas escolas municipais, estaduais e IFAM, as equipes da Prefeitura de Maués estão realizando palestras e um concurso que vai premiar as melhores redações produzidas por estudantes.

“Além de uma extensa programação nas escolas, estamos trabalhando de forma integrada em áreas estratégicas de Maués como a orla, onde a população ainda insiste em descartar o lixo de forma incorreta. Neste primeiro momento vamos orientar, mas caso não haja solução, iremos notificar de acordo com leis de crime ambiental. Todos precisam colaborar, porque além de nosso direito, a água também é nosso dever, responsabilidade de todo cidadão”, disse.