Maués recupera estradas para escoar produção de pequenos agricultores

Duas das principais vias de escoamento para pequenos produtores rurais da região do Maués Miri, em Maués (253 km de Manaus), as estradas do Bacabal e Guaranatuba, começaram a ser recuperadas esta semana pela prefeitura, beneficiando uma centena de famílias residentes em 20 comunidades que cultivam mandioca e diversas espécies frutíferas, além do guaraná, principal e mais tradicional cultura do setor primário do município.

No total, são 5 km de estrada que estavam abandonados e sem manutenção por mais de 10 anos e que irão reduzir em 50% o tempo entre o campo e os consumidores que frequentam as feiras na sede.

Foto: Reinaldo Santos

“Isso significa redução de custos para os produtores, que vão gastar menos com o transporte das suas safras e também para a população, uma vez que os alimentos produzidos no município ganham em competitividade de preço e qualidade, em comparação com aqueles que são importados de outras regiões do Estado”, destacou o prefeito Junior Leite.

Além de atender o setor primário, as vias irão atender o incipiente polo moveleiro situado na área e que faz parte do plano de desenvolvimento econômico do município.

Saúde e Educação

Além das estradas na zona rural do município, estão em andamento na Terra do Guaraná, quatro importantes obras destinadas aos setores social, educacional e de saúde no oitavo maior município do Amazonas.

Com capacidade para atender 450 crianças diariamente, duas creches, nos bairros Donga Michiles e Senador José Estaves, estão avançando rapidamente e até o final deste trimestre deverão ser entregues.

Após a reforma e inauguração da Unidade Básica de Saúde Francisco Sérgio em junho, a prefeitura continua com o programa de recuperação da infraestrutura do sistema municipal de saúde e já conclui as obras na UBS do bairro Jorge Brito e se prepara para iniciar as ações no bairro Cecília de Oliveira.