Obras do Prosai são lançadas oficialmente em Maués

Neste sábado, 25 de março, aconteceu a solenidade que marca o início das obras do Programa de Saneamento Integral (Prosai) em Maués, município que fica distante a 317,3 quilômetros de Manaus. O projeto vai recuperar as Lagoas do Donga Michilles, Prata e Maresia, com ações de requalificação urbanística, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanização, praças, estrutura para feiras, exposições e construção de ciclovias.

É uma grande obra que será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo US$ 10,5 milhões de contrapartida do Governo do Amazonas. Na solenidade, o governador José Melo (Pros) destacou a importância do investimento em Maués, um dos municípios do interior que tem fortes atrativos turísticos.

“O Prosai é uma obra importantíssima para o município de Maués, pois além de gerar emprego e renda para a população, vai também transformar e modificar as lagoas que hoje estão totalmente poluídas. Esses lugares vão se tornar pontos de lazer e turismo, que vão atrair os olhares de todo o mundo para Maués.”, ressaltou o governador.

As obras do Prosai que ficaram paradas por anos, desde 2012, foram retomadas agora devido as articulações do novo prefeito do município, Junior Leite (Pros), que agradeceu a acessibilidade do governador em discutir a reativação do projeto. “É um momento muito especial, pois o Prosai vai mudar a cara do município e as expectativas de negócio. Quero agradecer ao governador que veio aqui ajudar a desenterrar essa obra que muitas pessoas pensavam que não aconteceria mais.”, disse o prefeito Junior Leite.

O Programa de Saneamento Integral (Prosai) vai mudar a vida de mais de 200 famílias que moram nas Lagoas do Donga Michilles, Prata e Maresia, além da área indígena do Marau, com a construção de 13 poços artesianos.

Uma dessas famílias é a da aposentada Maria de Nazaré Pimentel, que há anos espera pela reativação das obras. “Depois de tantas promessas, estou vendo que agora finalmente o projeto vai sair do papel. Acredito no comprometimento do prefeito Junior Leite.”, disse.

Mesmo debaixo de chuva, a dona de casa Ivanete de Sá, acompanhou a solenidade e comemorou a volta do Prosai. “Boto fé no nosso prefeito Júnior Leite, que tem a coragem necessária para mudar a vida da minha família e de tantas outras pessoas da nossa cidade.”, disse emocionada.

A previsão para a entrega das obras do Programa de Saneamento Integral (Prosai) é de 2 anos. No ultimo dia 15 de março, começaram os trabalhos no canteiro de obras, como a colocação dos tapumes para o isolamento da primeira frente de obra na Lagoa da Maresia, que tem uma área de aproximadamente 22 mil m².

A Lagoa da Maresia será a primeira das três lagoas do município a receber as ações desse grande projeto que tem cunho social, ambiental e turístico.