40a Festa Do Guaraná é sucesso de público em Maués

Foram mais de 30 horas de shows e apresentações culturais na edição especial de 40 anos da Festa do Guaraná de Maués, de 28 a 30 de novembro. Segundo estimativa da Polícia Militar, o evento levou cerca de 50 mil pessoas a praia da Ponta da Maresia. Só na última noite, o público chegou a 30 mil durante o show do cantor Luan Santana.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Maués, com patrocínio do Guaraná Antártica, através da Ambev, e apoio do Governo do Amazonas. À convite do prefeito de Maués, Junior Leite, autoridades do Judiciário e políticos como o vice-governador, Carlos Almeida, prefeitos e deputados marcaram presença no evento.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Sectur,  a edição especial de 40 anos da Festa do Guaraná superou a expectativa de público e aqueceu a economia de Maués, movimentando aproximadamente R$ 5 milhões no Município e gerando mais de mil empregos diretos e indiretos.

A programação esportiva também movimentou o evento com premiações em todas as modalidades. Um dos destaques foi o futvôlei com a participação dos mauesenses campeões mundiais, Gugui e Preto Perrone.

*Cultura do Guaraná*

Em 2019, a Prefeitura de Maués promoveu ações especiais com foco no fomento da produção e valorização da cultura do guaraná.

Entre as novidades estavam a ‘Expo Guaraná’, uma feira de agronegócios e cultura, com stands de artesãos, produtores e empreendedores mauesenses. O espaço foi bastante visitado e contou ainda com a presença de celebridades como a Miss Brasil 2018, Mayra Dias.

Durante os três dias de evento, houve ainda visitas guiadas em produções de guaraná e pontos turísticos de Maués. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sepror)  chamada de “City Tour – Rota do Guaraná” que atraiu turistas de vários cantos do Brasil.

“Inovamos este ano em comemoração aos 40 anos da Festa do Guaraná. Realizamos uma edição especial para valorizar o nosso principal fruto que atrai milhares de pessoas todos os anos para o nosso município. Até o Luan Santana ficou encantado e experimentou o guaraná de Maués, o original da Amazônia”, disse o prefeito Junior Leite.

Outros destaques do evento foram as apresentações das tradicionais Lendas do Guaraná, que contam suas versões da origem do fruto, e também os desfiles das candidatas à Rainha do Guaraná de Maués, o título de beleza mais cobiçado da cidade.

Este ano, a estudante Kendria Silva, que representava os bairros Santa Tereza e Maresia, levou a coroa, atendendo a expectativa do público.

“Encerramos mais uma Festa do Guaraná com saldo positivo na segurança, economia, cultura e turismo. E ano que vem vamos trabalhar para realizar mais um evento grandioso feito para o povo e todas as famílias. Maués espera os amazonenses e todo o Brasil para a Festa do Guaraná de 2020. Será mais um sucesso de público, não tenho dúvidas disso”, ressaltou o prefeito Junior Leite.