1ª Corrida Azul em Maués celebra inclusão e conscientização sobre o autismo

Imagem: Werlison Vasconcelos/Ascom

A Prefeitura de Maués realizou no domingo (27), a 1ª Corrida Azul, na Lagoa da Maresia, localizada na Avenida Antártica. O evento marcou o encerramento das ações do Abril Azul, mês conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

Organizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a corrida reuniu crianças atípicas e suas famílias em uma tarde de atividades lúdicas, com foco na inclusão, respeito e combate ao preconceito.

Mapia e capacitação para uma corrida inclusiva

A ação faz parte do programa Maués pela Infância Atípica (Mapia), que já atendeu mais de 300 famílias no município. A professora da Sejel, Karoline Tâmara, destacou que o evento foi pensado como parte das atividades do Mapia.

“Com a chegada do Mapia, também foi pensado a Corrida Azul como um evento para fechar o mês em alusão ao autismo e para trabalhar a inclusão das crianças na sociedade. Os profissionais da Sejel passaram por uma capacitação de educação física inclusiva e assim planejar as atividades da corrida”, explicou a professora.

Governo de inclusão e impacto nas famílias

A prefeita Macelly Veras participou do evento e destacou que a Corrida Azul representa o início de uma série de ações voltadas ao atendimento das famílias atípicas no município.

“A corrida foi a largada para muitas conquistas que virão dentro da nossa gestão para atender as famílias e crianças atípicas. Estamos construindo um governo de inclusão”, afirmou a prefeita.

Larissa Folhadela, mãe atípica que participou da corrida com o filho, enfatizou a importância do acolhimento promovido pelo evento.

“A corrida foi importante para que as crianças autistas se sentissem acolhidas. Foi um momento de interação, que é essencial, já que muitas vezes essas crianças enfrentam a exclusão pela falta de entendimento das pessoas sobre o espectro. Os projetos que a Prefeitura está realizando em Maués voltados para a causa são fundamentais para trabalhar a inclusão e o desenvolvimento das crianças. Para uma família atípica, isso é muito importante”, declarou.

A 1ª Corrida Azul reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas inclusivas e com a construção de uma sociedade mais empática e acolhedora para todas as crianças.

Texto: Helen Naize/Ascom