Outubro Rosa: Semsa intensifica ações de prevenção do Câncer de Mama e de Útero em Maués

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização e combate aos cânceres de mama e de colo de útero. Por isso, a partir deste domingo (01/10) até o dia 03 de novembro, a Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar as ações para incentivar o diagnóstico precoce e o rastreamento dessas doenças, que segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são as mais comuns entre as mulheres.

Como a informação é essencial para desmitificar muitas crenças que existem em relação ao tratamento, as equipes de saúde também vão realizar campanhas educativas nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), no Hospital Raimunda Francisca Dinelli da Silva, em escolas, instituições e associações.

Desde o início do governo Junior Leite, a saúde da mulher voltou a ser prioridade em Maués. Os exames de mamografia, que não eram realizados há anos no município, agora já podem ser agendados e realizados no Hospital Raimunda Francisca Dinelli da Silva. “Como sabemos, a mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce. Desta forma, estamos garantindo o direito de todas as mulheres do nosso município de fazerem este exame tão importante para detectar o câncer de mama.”, disse o prefeito de Maués.

Todas as mulheres de 40 anos ou acima de 30 com histórico da doença na família, podem agendar os exames de mamografia nas unidades básicas de saúde onde são atendidas. O exame preventivo do câncer do colo do útero (papanicolaou), que serve para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença, também pode ser realizado em todas as UBS’s com profissionais capacitados.

Iluminação Diferenciada

No próximo dia 05 de outubro, a partir de 18h, a Praça de Alimentação no Largo Marechal Deodoro vai receber uma iluminação diferenciada em alusão ao Outubro Rosa. O local foi escolhido por ser um dos mais movimentos da área central do município, por onde passam dezenas de pessoas diariamente, principalmente à noite, quando acontece um projeto de dança, onde 100% do público é feminino.