Outubro Rosa: Mulheres apostam na prevenção e procuram atendimento nas unidades de saúde em Maués

A prevenção é uma das principais armas de combate aos cânceres de mama e de útero. Por isso, no Outubro Rosa, a Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está intensificando as ações de conscientização sobre a importância de fazer exames preventivos e de rotina.

Segundo o prefeito de Maués, Junior Leite, as ações que estão sendo intensificadas nas zonas Urbana e Rural já estão surtindo efeito positivo. “Aumentou o número de mulheres em busca de exames de prevenção nas unidades básicas de saúde e no hospital público, e isso é graças ao trabalho desenvolvido durante a campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre a importância de cuidar da saúde.”, ressaltou Junior Leite.

E a Prefeitura de Maués está preparada para atender a demanda. Denilze Brito, de 28 anos, já agendou o seu exame preventivo de combate ao câncer de colo de útero. “A nossa saúde depende das decisões que tomamos. Por isso, nós temos que ter atitude para fazer os exames. Muitas mulheres procuram atendimento apenas quando já estão doentes. Isso precisa mudar.”, disse a dona de casa.

Assim como a Denilze Brito, todas as mulheres podem realizar o exame preventivo de combate ao câncer de colo de útero, nas unidades básicas de saúde. Quanto mais cedo a paciente detectar a doença, maiores são as chances de cura.

A mamografia também pode ser realizada em Maués

Aos 43 anos, Zeuna Rodrigues também sabe da importância de fazer os exames de prevenção. Com histórico de câncer na família, a tecnóloga realiza todos os anos a mamografia. “A gente não pode se descuidar e ter medo do resultado. Precisamos reservar alguns minutinhos do dia para cuidar da saúde e realizar os exames de rotina.”.

O exame de mamografia pode ser agendado nas unidades básicas de saúde e com encaminhamento, a mulher com mais de 40 anos (ou mais de 30, com histórico de câncer na família) pode ser atendida no hospital público Raimunda Francisca Dinelli da Silva, no bairro Santa Luzia. São cerca de 100 atendimentos por mês. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Maués é um dos poucos municípios do interior do Amazonas que têm mamógrafo em funcionamento.

Para atender a demanda de ultrassom de mama, a Prefeitura de Maués está fazendo um mutirão aos sábados. O agendamento pode ser feito no hospital público.

Saúde da Mulher

Desde o início da gestão do prefeito Junior Leite, a saúde da mulher tem sido colocada como prioridade. Além do mamógrafo e os exames preventivos, as mulheres também tem acesso à eletrocardiogramas, raio-x digitalizado, ultrassom e cirurgias de até média complexidade como laqueadura.

As mulheres grávidas também são acompanhadas e recebem todas as orientações necessárias durante o pré-natal, realizado em todas as unidades de saúde. Acompanhamento desde o início da gravidez até a hora do nascimento do bebê na maternidade do Hospital Raimunda Francisca Dinelli, que este ano, já realizou 1.100 partos.

“O pré-natal é um exame muito importante para garantir uma gravidez saudável. Com equipes de saúde capacitadas em nosso município, conseguimos diminuir o índice de mortalidade na hora do parto. São avanços muito importantes, que são resultado de um trabalho que estamos fazendo desde o início da minha gestão em Maués.”, disse o prefeito Junior Leite.