UBS Fluvial de Maués realiza mais uma viagem a zona Rural

Na última quarta-feira, 15, a UBS Fluvial de Maués partiu para mais uma missão na Zona Rural, levando atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem a população ribeirinha em diferentes calhas de rios.
As viagens da UBS Fluvial Silvio Raimundo de Oliveira Leite iniciaram em fevereiro de 2019 e, desde então, mais de 60 mil procedimentos já foram realizados em comunidades rurais de todas as calhas de rio . Só na missão atual, de 15 a 30 de julho, 15 comunidades serão atendidas nas regiões do Maués Miri, Apocuitaua Miri, Médio Apocuitaua, Alto Apocuitaua, Parauari e Urupadi.

Além de atendimentos médicos e odontológicos, medicamentos, vacinas, também estão sendo levados testes rápidos para Covid-19 com o intuito de fazer um mapeamento de casos já positivos, negativos ou fora do período do transmissão nessas regiões, seguindo a determinação da atual gestão da Prefeitura de Maués em manter um quadro realista de infectados pelo novo coronavírus, buscando o melhor tratamento na cidade e zona rural.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Franmartony Firmo, Maués tem conseguido controlar o avanço da Covid-19 com tratamento adequado e sem lotar os seus leitos no Hospital Raimunda Francisca Dinelli. Dos 1.163 casos notificados até esta segunda-feira, 27 de julho, 1.124 já estão fora do período de transmissão, com 02 internações e 05 em isolamento domiciliar seguindo o protocolado de tratamento da Semsa.

Novos postos de saúde

A UBS Fluvial de Maués também passará por regiões que foram beneficiadas, recentemente, com a entrega de novos postos de saúde. Um total de 10 novas estruturas foram revitalizadas, ampliados e equipadas pela Prefeitura de Maués com salas de atendimento médico, macas, medicamentos, lanchas para remoção de pacientes e a presença fixa de um enfermeiro ou técnico de enfermagem nessas comunidades.

“Nessas áreas específicas, onde já têm postos de saúde inaugurados, o trabalho da equipe da UBS Fluvial será facilitado e, inclusive, já estamos levando serviços específicos para atender as demandas apontadas pelos profissionais de saúde.”, disse o secretário de Saúde.