Saúde: Maués realiza Dia D da Vacinação contra a gripe

Neste sábado (12), Maués fará uma grande ação pelo “Dia D” contra a gripe. Na sede do município, as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 8h às 17h, para vacinar o maior número possível de pessoas que são público-alvo da campanha.

A meta para Maués, desde que a campanha de combate a influenza ou gripe no dia 25 de abril, é imunizar 17.602 pessoas, destas mais de cinco mil estão em área indígena e é responsabilidade do DSEI. “Estamos reforçando a divulgação, seja por meio da mídia ou dos agentes comunitários de saúde, para que todas as pesssoas que são público-alvo da campanha procurem uma UBS para serem vacinadas. A gripe é um problema que pode se tornar mais sério se não for tratada”, explica o prefeito de Maués, Junior Leite.

De acordo com a Prefeitura de Maués, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde é alcançar até 80% dessa meta somente no Dia D. Devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. A partir deste ano, professores das redes pública e privada passam a integrar o grupo de risco.

Dados do Ministério da Saúde revelam que em todo o Amazonas 1 milhão devem ser vacinados. A campanha de vacinação segue até o dia 26 de maio, em todas as UBS de Maués.