Prefeito de Maués decreta situação de emergência na saúde e cria Comitê de Enfrentamento e Combate ao COVID-19

Nesta quarta-feira, 18/03, o prefeito de Maués, Junior Leite, decretou situação de emergência na saúde do Município pelo prazo de 120 dias e criou um Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate ao COVID-19 com integração de todas as secretarias de Governo e apoio de diversas frentes da sociedade civil. O novo coronavírus foi considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na última quarta-feira (11/03), e já matou milhares de pessoas no mundo devido à sua fácil transmissão por via aérea e contato físico com secreções contaminadas. No Amazonas, já são três casos confirmados da doença e um suspeito em Maués.

Entre as Medidas preliminares e temporárias adotadas em Maués, com o intuito de evitar a circulação do vírus, estão a suspensão: das aulas municipais e atendimento ao público em órgãos como o Centro de Convivência do Idoso (CCI), Fábrica de Ideias e Museu do Homem, sendo mantidos apenas serviços essenciais da Saúde e Limpeza Pública. Servidores e empregados também estão proibidos de participar de eventos ou viagens nacionais ou internacionais, exceto se houver necessidade extrema.

Instituições privadas da Rede de Ensino, academias, bares e casas de show também foram recomendados a suspender as atividades, e as lanchonetes e restaurantes a fazer serviço de entrega em domicílio, pelo prazo de 15 dias.

“Contamos com a colaboração de todos nesse momento. O Covid-19 é altamente transmissível e não podemos ignorar as medidas preventivas dos órgãos de saúde. Agindo desde agora e de forma responsável, evitaremos casos extremos e mortes, como já está acontecendo em vários países, inclusive no Brasil”.

Maués é o único Município do Interior do Amazonas com uma Usina de Oxigênio própria, adquirida há dois anos com recursos próprios, que poderá facilitar o atendimento de pacientes caso haja algum caso confirmado da doença. A Prefeitura de Maués também já fez investimentos para aumentar os leitos do hospital Dona Mundiquinha e está comprando novos equipamentos de saúde para atuar no combate ao Coronavírus, como ventiladores mecânicos utilizados em centros de tratamento intensivo.

Combate às Fake News (notícias falsas)

Uma das principais orientações e alertas dos órgãos públicos de saúde é para que a população não compartilhe notícias falsas. A Prefeitura de Maués orienta que a população acesse apenas informações compartilhadas pelos seus canais oficiais de comunicação.

“Peço a todos que não compartilhem informações falsas que possam gerar caos e pânico na população e ainda prejudicar o atendimento da equipe da saúde em nosso Município. Quem tiver dúvidas e quiser acompanhar a situação epidemiológica de Maués, acesse a página oficial da Prefeitura de Maués. Até esta quinta-feira (19) não temos nenhum caso confirmado, mas se houver, seremos os primeiros a informar a população. Não há motivo para mentir e esconder informações”, ressaltou Júnior Leite.

Confira na íntegra o DECRETO MUNICIPAL Nº 008, DE 18 DE MARÇO DE 2020.